UBS Fluvial de Manicoré retorna da Zona Rural após 10 dias de viagem Inaugural

By -

manicore-ubs-fluvial-2A partir do dia 03 de Julho de 2015 a UBS Fluvial Nossa Senhora das Dores de Manicoré realizou sua primeira viagem para a Zona Rural parte de cima do município, foram 10 dias de atendimentos, levando saúde à população ribeirinha. De acordo com informações da Enfermeira Alexandra (SEMSA) que coordenou a viagem foi mais de 500 consultas médicas, um trabalho que permitiu realizar vários procedimentos além de consultas de enfermagens, nutrição, serviços odontológicos, visitas domiciliares, testes rápidos, vacinação, pré-natais, vacinação de cães e gatos e preventivos.Segunda Alexandra houve cerca de 1.700 atendimentos de modo em geral nessa primeira viagem. Para a nutricionista Sâmia Cássia que é filha da terra a viagem foi gratificante e emocionante estar prestando estes serviços de saúde nas comunidades rurais.

manicore-ubs-fluvial-3Só para se ter uma ideia, foram 193 atendimentos que tiveram na parte odontológica, fora os outros procedimentos como restauração de dentes e a retirada do tártaro o que convém dizer que esse foi um trabalho inédito na Zona Rural. Outra atividade inédita foi à questão da vacinação de cães e gatos no trabalho de prevenção de doenças dos animais.

Nessa primeira viagem a UBSF esteve atendendo nas comunidades de Ponta do Campo e São José (Lago do Capanã Grande), Nazaré no Capanãzinho, Pau Queimado, São José de Onças, Liberdade, Água Azul e Democracia. Segundo o Secretário Municipal de Saúde Yuri Lelo Reis, a equipe que trabalhou na UBSF foi composta de 16 profissionais de saúde, entre eles a participação dos estagiários do curso de medicina da UEA-AM.

manicore-ubs-fluvial-1O Governo Municipal se sente feliz e satisfeito pelos trabalhos realizados por toda equipe de profissionais de saúde do município que se deslocaram para atender na saúde do povo do interior, parabéns a toda equipe e toda tripulação da UBSF.

Roberto Brasil