Tucanos do Amazonas participam de cursos de marketing e legislação eleitoral visando as eleições 2016

By -

IMG_0071

O Instituto Teotônio Vilela vem realizando em todo o país o Curso para Pré-Candidatos – Eleições 2016, destinado aos filiados do PSDB que desejam disputar uma vaga no pleito municipal de outubro deste ano – candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Na manhã de ontem (11),  foram mais de 50 municípios presentes no evento, aproximadamente 250 pessoas do interior e capital do Amazonas.

No total, o PSDB-AM deve lançar para disputar as eleições deste ano mais de 27 candidaturas próprias e irá apoiar mais de 59 candidatos dos 62 municípios, segundo informou o presidente do diretório regional, Mário Barros. O curso, realizado no hotel Taj Mahal, Centro, foi dividido em três módulos: Legislação Eleitoral, Comunicação e Marketing Político na Campanha Municipal e Redes Sociais.

Os palestrantes dos módulos são profissionais especializados na condução de campanhas eleitorais em suas áreas de atuação. Ministrado pelo consultor Alexandre Modonezi, o módulo Comunicação e Marketing abordou, entre outros pontos, o ambiente da política nos dias de hoje. Esse ambiente, considerado “inóspito”, aliado às limitações de custos e formato da campanha, exigirá ainda mais dos candidatos conteúdo e veracidades nas mensagens aos eleitores. Já o jornalista e consultor do ITV e do PSDB, Fabiano Lana, abordou o uso das redes sociais nas eleições. Partindo do princípio de que “rede social dá voto”, ele deu dicas de uso de todas as ferramentas – Facebook, Twitter, Instagran, Site, Whats App e Snapchat – pontuando o que é positivo e negativo na forma de usá-las.
No módulo Legislação Eleitoral, Gustavo Kanffer,  especialista em direito eleitoral e membro do Departamento Jurídico do PSDB,  esclareceu as novas regras da campanha deste ano, em função das mudanças promovidas pela minirreforma eleitoral, ressaltando o cuidado redobrado com as inúmeras restrições que a lei impõe ao pleito de outubro.

Participaram do curso também os vereadores de Manaus, Elias Emanuel e Dr. Ewerton Wanderley, o deputado estadual Bi Garcia e o deputado federal Arthur Virgílio Bisneto.

No encerramento do curso, o deputado Arthur Bisneto, delegado da Executiva Nacional, alertou também os pré-candidatos quanto às mudanças na minirreforma política. “É bom esse curso para que os pré-candidatos tenham noção de algumas mudanças que ocorreram com a minirreforma política no Congresso Nacional ano passado.  Não se enganem.  Muita coisa mudou, a começar pela contribuição, pela participação da contribuição financeira para as campanhas, que a partir de agora é para pessoas físicas.  Acabou a contribuição de empresas. Portanto, é uma mudança grande e eu vejo que foi um erro que foi cometido pelo Congresso e esta eleição vai servir de experiência”, afirmou.

IMG_9735

A presidente do ITV no Amazonas, Gina Gama, disse que o curso marca a retomada das atividades de formação do secretariado no Amazonas, que foram iniciadas em julho de 2015. Durante esse período, já foram realizados uma série de encontros, entre eles, o de formação política e temas sociais contemporâneos e o  encontro estadual de lideranças. “Preparação é sempre necessária. Se o cenário no qual estamos é inóspito e o eleitor é arredio e descrente, se os recursos financeiros são limitados, cabe ao candidato e do seu contexto histórico ter conteúdo e um discurso propositivo de soluções aos problemas pelos quais a sociedade está passando. Acredito que esse curso vai contribuir muito para os nossos pré-candidatos”, declarou.

 

Mario Dantas