Tucanafro-AM promove evento pelo Dia Internacional da Mulher Afroameríndia e Caribenha

By -

cartaz-tucanoafro-am-mulher-afroindia-caribenha-1O Secretariado de Militância Negra do PSDB-AM, o Tucanafro Amazonas, irá realizar nesta sexta-feira (24), a partir das 18h30, na Beer Dance Eventos, rua Ramos Ferreira, no centro de Manaus, evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Afroameríndia e Caribenha celebrado no sábado, dia 25.

“O objetivo da comemoração de 25 de julho é ampliar e fortalecer às organizações de mulheres negras do estado, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais” destacou a presidente do Tucanafro Amazonas, Eleomea Barroso.

Com o tema “Valorizar a diversidade étnica é promover a igualdade racial”, o evento será aberto ao público e contará com apresentações artísticas e culturais, como exposição de artesanato indígena, atrações musicais e danças afrolatinas, capoeira, batuques além da realização de debates sobre o combate ao preconceito racial.

A diretora de Povos Tradicionais do Tucanafro-AM, professora e mestranda em Sociedade e Cultura da Amazônia, Socorro Lima, destacou a importância do evento. “É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher afroameríndia e caribenha, as mulheres negras, mesmo anos após a abolição, continuam tendo que enfrentar a herança escravista e pensamento preconceituoso de que a mulher negra só deve trabalhar em serviços domésticos ou em subempregos”, afirmou.

HISTÓRIA

Em julho de 1992, mulheres negras de 70 países participaram do 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, em Santo Domingo, na República Dominicana. O último dia do evento, 25 de julho, foi marcado como o “Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe”, para celebrar e refletir sobre o papel das mulheres negras nestes continentes.

Roberto Brasil