Tribuna popular discutirá políticas públicas voltadas ao uso da bicicleta em Manaus

By -

DSC_0013                                                                                             Ver. Therezinha Ruiz

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), realiza na manhã desta terça-feira (1), tribuna popular, que tem como objetivo tratar de políticas públicas voltadas ao uso da bicicleta como meio de transporte, bem como os desafios enfrentados pelos ciclistas no trânsito de Manaus. A propositura é de autoria da vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM) e contará com a participação de Paulo Aguiar, coordenador do Movimento Pedala Manaus.

De acordo com a parlamentar, o município vem demonstrando interesse em ampliar essa modalidade com a construção de novas ciclofaixas. “Estamos avançando para à inclusão da bicicleta como um meio de transporte em nossa cidade, no que diz respeito a ampliação das ciclofaixas, mas é necessário também que a população se conscientize a respeitar as leis de trânsito, priorizando à vida”, ressalta Ruiz.

Foto - Edilânea Souza 27.08.15

Atualmente, a cidade possui uma ciclovia no Boulevard, com 2,3 quilômetros de extensão, além de uma ciclofaixa de 3 quilômetros na Avenida Nathan Xavier Albuquerque, na Zona Norte. E o município pretende ampliar mais 20 quilômetros de ciclovias nas Zonas Sul, Oeste e Centro-Sul.

A parlamentar destaca ainda, as experiências de outras cidades brasileiras quanto ao uso das bicicletas. “Durante a realização do IV Fórum de Bicicletas podemos conhecer iniciativas que vem mudando a realidade do trânsito em outras capitais, como em Curitiba, onde ciclistas e o Detran, formularam uma cartilha que trata da legislação de trânsito para circulação de bicicletas e conseguiram ainda incluir na prova objetiva para a primeira habilitação, três questões relacionadas ao tema”, destaca Ruiz.

Ciclovias e Ciclofaixas


As Ciclovias são espaços separados através de meio fio, grade, muretas, blocos de concreto ou outros tipos de isolamento fixo para o tráfego de bicicletas. Já as Ciclofaixas não são separadas fisicamente e é feita apenas com uma faixa pintada no chão, tendo no máximo “olhos de gato” ou “tartarugas”. Ela é mais indicada para locais onde o trânsito é calmo e é mais barata que a ciclovia, pois usa a própria estrutura da estrada.

Mario Dantas