Tribuna Popular destaca avanços de políticas para Assistência Social do Município

By -

Segundo Mauro Teixeira (Esq.), é preciso melhorar suas condições de trabalho para que se possa levar as atividades às comunidades mais necessitadas e longínquas (Foto: Tiago Correa)

Da Redação – Nesta quarta-feira (19), na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a presidente do Conselho de Assistentes Sociais da Prefeitura de Manaus, Renata Morais, falou dos avanços das políticas públicas, desafios e destacou a sanção da Lei do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pelo prefeito Artur Neto. A iniciativa foi do vereador Mauro Teixeira (PTN).

O vereador Mauro Teixeira salientou a importância da presença de Renata Morais para prestar informação à sociedade sobre o trabalho que realizam as assistentes sociais. “A nossa propositura foi em alusão ao seu dia para destacar os avanços e perspectivas, conhecendo as demandas e necessidades das pessoas na realidade atual, desemprego e uma crise geral. Nós queremos valorizar aos assintentes sociais. É preciso melhorar suas condições de trabalho para que possam levar as suas atividades às comunidades mais necessitadas e longínquas”, disse o parlamentar.

Políticas públicas em avanço

A programação de hoje (19) para assinatura da Lei SUAS pelo Prefeito de Manaus foi programada às 15h no Palácio Rio Branco e às 18h na 11ª Conferencia Municipal de Assistência Social, com o tema: Consolidação do Sistema Único de Assistência Social, a ser realizada no Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), segundo informou Renata Morais.

A presidente do Conselho de Assistentes Sociais da Prefeitura de Manaus destacou ainda o trabalho das 200 assistentes sociais da Prefeitura que trabalham em 52 instituições assistenciais e em parceria com 72 entidades da sociedade civil, referente aos desafios. “A questão do financiamento, a consolidação dos serviços, pois contamos com 3% da seguridade social e temos uma proposta para pagamento de impostos para arrecadar na área da assistência social”, frisou.

“Um dos grandes avanços é a sanção desta lei no município de Manaus, fortalece a política publica e fortalece a luta dos trabalhadores e estaremos informando das conquistas. Com a Lei será garantido à população ações de iniciativa pública e da sociedade atendendo as necessidades básicas como a proteção social à família, maternidade, infância, adolescência, velhice, além da integração do mercado de trabalho e gestão das finanças do Fundo Municipal de Assistência Social do município”, salientou Renata Morais.

Mercedes Guzmán

Roberto Brasil