Triatleta desaparece no mar durante prova no Ceará

By -

As buscas pelo atleta do Ironman Brasil, identificado como Genilson Lima, 48, continuam na tarde deste domingo, 26, na Praia de Iracema, em Fortaleza, Ceará. O helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que já fez dois voos durante o dia, deve fazer mais um antes do anoitecer, caso o participante não seja encontrado.

O relações-públicas e comandante de operações da Ciopaer, Marcus Costa, diz que os voos de hoje totalizaram três horas e meia de buscas. “Sempre buscamos encontrar a pessoa com vida, mas existe a possibilidade de que ele esteja morto. Se isso ocorrer, o próprio corpo tende a subir na superfície”, adianta.

Os botes de resgate saíram à procura do atleta às 7h50min, depois que a ausência foi notada. Cerca de mil triatletas estavam inscritos na competição que envolve 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.

Os atletas de alta performance iniciaram a competição na base do Marina Park Hotel. Depois da natação, os competidores foram para as provas de ciclismo pela CE-085.

O subtenente Brito, do Corpo de Bombeiros, informa que os surfistas da área também foram avisados. A assessoria de imprensa do evento aguarda dados para se pronunciar e também não divulgou, em respeito à família de Genilson, o vencedor da competição.

O cunhado do atleta desaparecido, Francisco Almir, diz que a família ainda está na expectativa do atleta estar parado em algum ponto, precisando de ajuda. “O Genilson estava bem preparado, treinava, ele é muito prudente, respeitava seus limites, ele estava bem mesmo. A família estava no Pecém e soube da notícia, estamos na expectativa de ele estar vivo, ele estava bem preparado”, frisa.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que, além das equipes da Ciopaer e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, participam da operação de busca equipes da Marinha e da Guarda Municipal. O Povo

Roberto Brasil