Treinamento para mesários que atuarão em Figueiredo nas eleições de 2016

By -

03-2

Presidente Figueiredo possui 21.006 eleitores que estão aptos a votar nas eleições de 2016, por isso é imprescindível, que todos os envolvidos, diretamente, com pleito eleitoral, estejam prontos, inteirados para poder intermediar de uma forma reta e precisa o caminho entre o eleitor e a urna.

Para que tudo esteja dentro dessa perspectiva o cartório eleitoral de Figueiredo iniciou Desde o último sábado (10), o treinamento dos que atuarão nas eleições municipais. Ao todo são 83 seções distribuídas pela região, e o treinamento se faz necessário, para evitar problemas e tudo aconteça dentro da normalidade.

Na palestra, os mesários são inteirados acerca dos procedimentos no dia das eleições; da rotina do pleito, de como fazer a verificação dos equipamentos e organizar a seção. Para que não restem dúvidas, eles recebem o Manual do Mesário, contendo as principais informações sobre suas funções no dia do pleito.

04-1

Aproximadamente 300 pessoas, que atuarão em Figueiredo passarão pelo treinamento, que tem como objetivo capacitar o mesário nas competências relativas às seções eleitorais, como: atendimento ao eleitor, votação, sigilo e liberdade do voto e, ainda, sobre o funcionamento da urna eletrônica.

O chefe do Cartório Eleitoral, Antônio Carlos, da 51ª falou da importância da função de mesário nesse dia. “A atividade desempenhada pelos mesários é extremamente relevante e indispensável à realização da eleição. É o mesário quem garante a ordem na seção eleitoral, e a votação livre de qualquer embaraço ou constrangimento”, destacou.

06No dia das Eleições, os mesários devem chegar ao local de votação até 7h da manhã e conferir se todos os materiais da mesa receptora estão presentes. Logo após, é hora de verificar se a urna está funcionando de maneira correta. A Zerésima, documento que comprova que nenhum voto foi registrado na urna, deve ser impressa em seguida.

A votação começa às 8h e acaba às 17h. Após término do pleito, os mesários devem imprimir o boletim de urna, retirar a mídia de resultados da urna e guardar todos os equipamentos, que serão entregues à junta eleitoral.

Os que vão trabalhar na sede do município foram os primeiros a receberem os treinamentos, em seguida a palestra segue para as comunidades que abrigam seções eleitorais.// David Almeida – Fotos: Chiquinho Carioca

Mario Dantas