TRE começa a distribuição das urnas nos municípios para o 2º turno

By -

Mais de 6 mil urnas serão utilizadas em todo estado

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) começa, nesta segunda-feira (21), a distribuição das mais de 6 mil urnas para os municípios que serão sedes da eleição suplementar em todo o Estado. Na próxima sexta-feira (25), as máquinas serão instaladas nas secções eleitorais. Para este segundo turno que acontece no domingo (27), 2.337.294 eleitores são esperados nos 62 municípios do estado.

O segundo turno do pleito será disputado entre os candidatos Amazonino Mendes (PDT) e Eduardo Braga (PMDB). O pleito foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral após a cassação do mandato do governador José Melo por compra de votos no pleito de 2014.

O eleitorado votará para escolher entre dois candidatos, Amazonino Mendes (PDT) e Eduardo Braga (PMDB). A eleição foi definida após a cassação do ex-governador de Amazonas, José Melo (PROS), e do vice, Henrique Oliveira (SD), por compra de votos nas eleições de 2014.

De acordo com informações repassadas pelo diretor-geral Messias Andrade, nesta segunda-feira as urnas começaram a ser deslocadas dos 10 municípios polos para os municípios sedes e, até o final da semana seguem para os locais de votação.

“O Benjamin Constant é município polo e é composto por Atalaia do Norte, Tabatinga e pelo próprio Benjamin Constant”, explicou Andrade.

Desde o fim do primeiro turno, as urnas foram encaminhadas para os municípios polos para serem recarregadas.

Ao todo são 6.668 urnas distribuídas em todo estado. As equipes trabalham também com mais 10% de urnas de contingência, caso alguma apresente problemas técnicos e precise ser substituída. A montagem inicia na próxima sexta-feira (25) em todo o Estado.

No primeiro turno, 17 urnas eletrônicas apresentaram problemas técnicos na primeira hora de eleição suplementar e foram substituídas. De acordo com o secretário de tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Rodrigo Camelo,as máquinas foram substituídas e não houve prejuízo para o pleito.

O Amazonas possui 61 zonas no interior e 13 na capital. São 7,262 seções eleitorais distribuídas em 1,508 locais de votação no estado.

As aulas nas escolas públicas das redes estadual e municipal segue até a quinta-feira (24) e retornam somente na segunda-feira (28).

Um total de 35 mil funcionários do TRE-AM estão mobilizados nestes segundo turno.

JAM

Roberto Brasil