TRE-AM monta posto biométrico no TCE-AM e reconhece apoio da corte

By -

tce-biometria-1O Tribunal de Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), instalou na manhã desta segunda-feira (19) um posto de cadastramento biométrico, com cinco guichês, na biblioteca da Corte de Contas. A previsão é cadastrar 110 pessoas por dia.

O novo posto ficará no local por um período de 15 dia e atenderá, inicialmente, os servidores ativos, inativos, pensionistas do TCE-AM e seus respectivos familiares. Após a conclusão do cadastramento, o atendimento será voltado aos moradores do entorno do Tribunal e aos frequentadores da corte, segundo ressaltou o vice-presidente do TCE, conselheiro Ari Moutinho Júnior, que inaugurou o posto com a presidente do TRE, desembargador Socorro Guedes Moura, e os conselheiros Júlio Pinheiro e Yara Lins dos Santos.

Ao inaugurar o posto, o 11º até o momento, a desembargadora Socorro Guedes revelou que o TCE-AM — por meio do conselheiro Josué Filho e do colegiado — foi o primeiro órgão do Estado a dizer sim ao auxílio à Justiça Eleitoral do Amazonas, ao ceder 60 estagiários (contratados por meio de termo de cooperação com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – Cetam) para ajudar no cadastramento biométrico em toda a capital. “Poucas pessoas sabem, mas o TCE cedeu estagiários para ajudar na biometria em Manaus, que tem 1,2 milhão de eleitores, e o auxílio da corte de Contas está sendo de grande proveito para a cidadania. O TCE-AM e seus conselheiros colaboram, assim, com a cidadania e também com a Justiça Eleitoral”, afirmou.

tce-biometria-2De acordo com a desembargadora Socorro Guedes, o posto do TCE é pequeno, mas deverá agilizar o cadastramento biométrico dos servidores, familiares e também colaboradores (terceirizados e estagiários) do TCE. “Depois será feito o cadastramento dos moradores do entorno que tiverem o interesse. Basta vir agendar a biometria”, comentou, ao ressaltar que a biometria gera segurança à eleição.

O vice-presidente do TCE, conselheiro Ari Moutinho Júnior, ressaltou que o TCE-AM firma parcerias com os órgãos para melhoria do serviço público e destacou que a instalação no novo posto é reflexo do apoio que a Corte de Contas vem dando à Justiça Eleitoral. “Estamos muito satisfeitos com esta nova parceria com  o TRE. Estamos de portas abertas sempre. Queremos unir forças, queremos colaborar, porque entendemos que isso é cidadania. Entendemos ainda que a biometria é um avanço, que concede mais segurança ao pleitos. Nós, como corte estruturada, queremos apoiar sempre”, comentou.

Rezoneamento eleitoral em Manaus

Com o trabalho de biometria, segundo o TRE-AM, está ocorrendo um rezoneamento de eleitores. O número de 13 zonas eleitorais deverá permanecer, mas com número de eleitores equalizados em cada. Assim, não haverá uma zona eleitoral maior que a outra, porque o eleitor poderá apresentar documento de identidade e votar próximo de casa, não havendo necessidade de deslocamento de ônibus ou de carro.

Nesta terça-feira (20), o TRE-AM abrirá um posto de biometria na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que atenderá os servidores da autarquia, além de industriários do polo industrial.

Roberto Brasil