Transporte público será gratuito neste domingo

By -
O embarque gratuito será de 4h à meia-noite de domingo

O embarque gratuito será de 4h à meia-noite de domingo

A Prefeitura de Manaus vai colocar nas ruas 1.407 ônibus, de 217 linhas, para atender gratuitamente a população neste domingo, 5, no 1° turno das Eleições 2014. A gratuidade do transporte foi acordada com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) ainda no último mês de julho e publicada na forma da Lei 1895, de 11 de agosto, no Diário Oficial do Município (DOM). Além do transporte público, a prefeitura também montou estratégias de atuação para as áreas de trânsito, saúde e limpeza urbana.

O embarque gratuito será de 4h à meia-noite de domingo, 5, e não se aplica aos transportes Executivo e Alternativo, como explica o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho. “Como esses dois modais ainda estão sendo regulamentados, não há contrato assinado com a prefeitura. Somente com um contrato de permissão seria possível fazer o ressarcimento dos custos oriundos da gratuidade”, disse.

Toda a operação de transporte será coordenada pela SMTU, que estará com 40 fiscais nas garagens, terminais de bairro e de integração.

No caso de descumprimento à gratuidade e qualquer outra reclamação sobre o transporte, usuários poderão ligar para o SAC da SMTU, no número 118, ou procurar um dos fiscais de transportes. 

Ainda com relação aos ônibus gratuitos, devido ao grande fluxo de eleitores que estarão circulando entre os cinco terminais da cidade, a Prefeitura de Manaus também estará com a Guarda Municipal nestes pontos. A patrulha já é realizada rotineiramente pelos guardas, que se dividem em grupos, e neste domingo terá reforço com ação motorizada, tornando o trabalho mais ágil.

A Guarda Municipal também estará com o número 153 disponível para o recebimento de chamadas que envolvam prejuízos ao patrimônio público.

Roberto Brasil