Transformada, rua Zero, no Jorge Teixeira, muda a vida e rotina de seus moradores

By -

MANAUS - 06.07.15 - MUTIRÃO DE OBRAS. FOTO. ARLESSON SICSÚ - SEMCOM 102654_1

Sair de casa, a qualquer hora do dia, sem o risco de se sujar na lama ou cair é agora uma realidade para os moradores da rua Zero – uma das 32 vias recuperadas pela Prefeitura de Manaus, no Jorge Teixeira, quarta etapa, zona Leste. Com uma semana de trabalho, já é possível ver meio-fio novo, sarjetas, galerias pluvias e, inclusive, ações para o recolhimento de lixo. Tudo como parte do primeiro mutirão de obras de verão, realizado por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Do bairro, as ações seguem para outras localidades.

A rua Zero estava intrafegável há anos. Por ela, os moradores não tinham acesso a outras vias da área. Além da falta de esfalto, os moradores não podiam estacionar seus veículos, deixando-os longe de suas casas.

 Agora, o cenário é completamente diferente. Além de os carros passarem normalmente pela via, as crianças não precisam mais ir à escola com sacos plásticos nos pés para atravessarem a lama. “Minha mãe colocava saquinho plástico para não sujar o calçado. Caí várias vezes e tinha de voltar para a casa com o uniforme todo sujo”, disse a estudante de 10 anos, Rayane Costa.

_AFP2928

 Lene Oliveira de Souza, mãe da estudante, conta que era impossível sair de casa principalmente no período de chuvas. No local, não passavam veículos e nem o caminhão coletor de lixo, já que este corria o risco de ficar com as rodas presas. “Acabou nosso sofrimento. Nossa via ficou abandonada por muitos anos, mas agora temos uma rua. Agora, as crianças podem ir para a escola sem se sujarem. Nossa vida melhorou muito em pouco mais de uma semana”, disse Lene Oliveira.

Com deficiência na perna direita, Othoniel Jessé lutava para sair da casa de número 50 na rua Zero, onde mora. A muleta entrava na lama e, segundo ele, por diversas vezes caíu. Hoje, seu olhar é de alegria. “Passamos muito tempo com essa rua sem condições de andar. Não passava carro e os moradores sem deficiência não conseguiam andar, imagina eu, com uma perna só. Agora, nós agradecemos à prefeitura por ter feito esse serviço”, disse o morador.

 Além da rua Zero, também são recuperadas a 4 e 5, da comunidade Cidade Alta, além das ruas Imbiri, Janambu, Japecanga e Sena. Os serviços já chegaram também nas vias principais, como as ruas São Paulo, Alfazema, Nova Esperança, Paraná Caxi, Belford Roxo e Tapajós.

“O mutirão de obras veio para ficar. Além de dar um retorno mais positivo para os moradores dos bairros, essa estratégia possibilitou um alcance ainda maior dos nossos trabalhos e está gerando mais economia para o município”, explicou o secretário da Seminf, Alexandre Morais, sobre as ações.

 No dia 30 de junho, o prefeito Arthur Virgílio Neto conferiu as obras in loco. “A chuva atrapalhou um pouco, mas vencemos o inverno e conseguimos fazer muito. Agora, com o verão, vamos mostrar ainda mais a nossa força de vontade em levar mais qualidade de vida para a população, sobretudo, aquela que mora nos bairros mais distantes da região central”, destacou o prefeito aos moradores.

Mario Dantas