Torcedores deixam veículos em casa e partem para a Arena de transporte público

By -

transporte-torcedores-jogos-olimpicos 01As linhas especiais criadas pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) para circular exclusivamente nos dias de jogos olímpicos de futebol em Manaus são uma boa opção para chegar com tranquilidade à Arena da Amazônia. Quem faz essa avaliação são os próprios torcedores que inclusive têm deixado seus veículos particulares estacionados nos pontos de saída das linhas, para seguir ao estádio utilizando o serviço de transporte coletivo.

Um dos torcedores que optou pelo ônibus foi o funcionário público Adenauer Queiroz, 52, que deixou o carro no estacionamento da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e embarcou junto com a família na Rota 01. “É mais prático deixar o carro estacionado e seguir de ônibus, porque lá eu não tenho que me preocupar com estacionamento. Eu já havia utilizado na Copa e quando soube que haveria novamente, vim para cá”, afirmou.

O farmacêutico bioquímico Iolace Lima, 52, que também já havia utilizado uma das rotas especiais na Copa do Mundo, em 2014, procurou novamente uma das linhas especiais por avaliar ser um meio de transporte mais seguro. “Achei mais seguro deixar o carro aqui. Adorei a ideia. É só chegar e ir para o estádio. Sem se preocupar”, destacou.

transporte-torcedores-jogos-olimpicos 02“Deixei meu carro estacionado aqui porque é mais seguro e fica mais fácil chegar ao estádio. Não pegamos engarrafamento”, avaliou a odontóloga Pedrina Silva, 53.

As linhas especiais saem em intervalos de 5 a 15 minutos. Existem seis pontos de embarque para as linhas especiais que seguem para a Arena da Amazônia. Os torcedores podem embarcar na Av. André Araújo, Aleixo, no estacionamento da Sefaz; na Av. Eduardo Ribeiro, em frente ao Teatro Amazonas, Centro; nos Terminais T4 e T5; no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no Complexo Turístico Ponta Negra, próximo ao anfiteatro.

Ao chegar ao estádio, o desembarque das linhas especiais ocorrerá em pontos distribuídos em três locais: Av. Djalma Batista, no lado oposto a reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e em dois pontos da Av. Darcy Vargas, um próximo ao Amazonas Shopping e o outro ao Sírio Libanês.

transporte-torcedores-jogos-olimpicos 03Cada linha especial possui um ponto de embarque/ desembarque fixo. Por isso, ao término de cada jogo, para retornarem ao ponto inicial do itinerário, os torcedores deverão se dirigir ao mesmo local onde desembarcaram quando chegaram à Arena da Amazônia. Tanto no embarque como no desembarque, fiscais de transporte estarão posicionados para fornecer informações aos usuários.

O diretor de Transportes Urbanos da SMTU, Thiago Balbi, explica que o planejamento operacional de transporte para os jogos olímpicos na Arena tem funcionado de forma satisfatória e deve ser mantido na próxima terça-feira, 9.”Estamos com a expectativa de grande público no dia do jogo da seleção brasileira feminina de futebol na terça-feira, por isso incentivamos o torcedor a utilizar o serviço de transporte para chegar ao estádio com comodidade”, alertou.

No último dia 4, quando foram realizadas duas partidas olímpicas de futebol, as seis linhas especiais transportaram cerca de 1,5 mil pessoas.

Transporta

Dez micro-ônibus adaptados, pertencentes ao Programa Transporta da Prefeitura de Manaus, fizeram o translado de 317 pessoas. Utilizaram o serviço: obesos, idosos e pessoas com deficiência que puderam levar um acompanhante.

Roberto Brasil