Tire suas dúvidas sobre a eleição deste domingo

By -

Neste domingo (6), mais de 2 milhões de eleitores vão às urnas para escolher o novo governador do Amazonas. Abaixo as perguntas e respostas para orientar o eleitor e evitar problemas na hora do voto.

Qual o horário de votação?

As seções eleitorais serão abertas às 8h e fechadas às 17h (horário local). Após as 17h apenas os que estivem na fila poderão continuar votando através de senha fornecida pelos mesários.

Durante a votação, eleitores idosos, analfabetos ou pessoas com deficiência podem levar acompanhantes que os ajudem a votar?

Apenas os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha requerido antecipadamente ao juiz eleitoral.

Quem tem preferência para votar?

Eleitores maiores de 60 anos, enfermos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas e lactantes, aqueles acompanhados de criança de colo, candidatos, juízes eleitorais, funcionários a serviço da Justiça Eleitoral, promotores públicos a serviço da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço. Vale destacar que não há preferência entre eles, ou seja, para essas prioridades o que conta é a ordem de chegada.

Quais documentos devo levar?

Pela legislação deve-se apresentar um documento de identidade e o título de eleitor. Quando o eleitor não tiver seu título ele poderá votar apenas com o documento de identidade desde que saiba a sua seção eleitoral.

O eleitor pode entrar na cabina de votação levando santinho de candidato?

Sim, inclusive é recomendável que o eleitor leve os números dos candidatos anotados, pois facilita e agiliza a votação.

O que é voto em branco?

É aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de não votar em nenhum candidato ou partido político (voto de legenda), apertando a tecla BRANCO da urna eletrônica e, em seguida, a tecla CONFIRMA. O voto em branco não é computado como voto válido, sendo registrado apenas estatisticamente.

Como pesquisar locais de votação?

Justiça Eleitoral do Amazonas disponibilizou um aplicativo para dispositivos móveis – smartphones e tablets (iOs e Android) – para consulta a locais de votação. O aplicativo “Onde votar”, que está disponível para download gratuito, foi criado para facilitar o acesso do eleitor ao local de votação e aos postos de justificativa, caso esteja fora do seu domicílio eleitoral. O consulta também pode ser feita pelo site do TRE.

Como fazer denúncias ao TRE-AM

A Justiça Eleitoral disponibilizou o aplicativo Pardal – sistema de denúncias via smartphones android e web, por meio do qual, o interessado pode, em tempo real, denunciar à Justiça Eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente.

Qual o horário da Lei Seca?

Portaria assinada no dia 2 de agosto determina a proibição de bebida alcoólica a partir das 2h do domingo, em todo o Amazonas. Saiba mais.

Roberto Brasil