Tênis de Mesa encara as dificuldades com talentos

By -

Ligia Silva, Mario Costa e Israel Barreto são considerados os ícones do tênis de mesa amazonense, os dois ainda mantém a luta pelo esporte no Amazonas, mesmo isolados, acreditam que muita coisa mudou e para melhor.

Israel Barreto atual presidente da Federação Amazonense e Costa diretor técnico, querem popularizar o esporte e elevar assim o nível dos atletas. Hoje, a federação trabalha para massificar o esporte, expandir para novos clubes formarem atletas.

Uma das grandes dificuldades é sem dúvida a logística, tanto para o intercambio como também para as competições, o custo é alto, mas, mesmo assim, o tênis de mesa do Amazonas nunca parou e desde 1990. Esta sempre entre os três melhores estados do Brasil.

Junto com a nova diretoria que esta apenas um ano a frente da federação junto com Mario Bastos, eles conseguiram organizar e entidade e voltaram com com grandes eventos, como as etapas do Campeonato Amazonense e outros torneios realizados pela federação. “Nosso objetivo é alcançar novos talentos, tanto no olímpico como no paralímpico. Para isso, estamos organizando e fazendo um calendário forte de eventos”, revela Barreto.

No sábado será realizada a quarta e ultima etapa do campeonato amazonense, que vai classificar os representantes do Amazonas no campeonato brasileiro. A final acontece na quadra da Escola de Samba Alvorada e vai reunir os melhores de varias categorias.

Criar Ambientes

O diretor Técnico da Federação Mario Costa que a expansão do esporte passa pela federalização dos atletas e a regularização dos clubes, para poderem ter acesso aos apoios. Atualmente os atletas com mais visibilidade tem apoio da Prefeitura de Manaus e do governo do Estado do Amazonas. A ideia é fortalecer o tênis de mesa amazonense em todas as categorias, com pelo menos três nomes fortes em cada.

*Com informações da assessoria

Roberto Brasil