Temporal expõe realidade da capital amazonense

By -

Fotos: Divulgação

Manaus foi mais uma vez surpreendida pela força da natureza neste sábado. Leitores do Blog da Floresta enviaram, inclusive, vários relatos de ocorrências na cidade.

Segundo as mensagens, a Defesa Civil municipal parece que não ter dado conta da forte chuva de ontem (16), comum nessa época do inverno amazônico, apesar da existência de inúmeros recursos tecnológicos que dispõe, nem hoje também. “São equipamentos que existem justamente para prevenção de fortes chuvas como a que caiu ontem e se alerte a população. Hoje, a coisa se repetiu, mas numa escala ainda pior. Cadê os responsáveis pela cidade numa hora dessas?”, questionou Maria do Rosário, moradora do bairro Parque 10.

O senhor Gregório Martins Dutra, morador do bairro Alvorada, afirmou que viveu momentos de aflição neste sábado na avenida Constantino Nery, em frente a Arena da Amazônia. “A cena era digna de filme catástrofe. Água por tudo quanto era lado. Gente ilhada em posto de gasolina, dentro de coletivos e carros. Ninguém sabia o que fazer e nem tinha quem orientasse naquele caos. Só quem viveu a situação de hoje consegue imaginar o desespero que foi”, relatou.

“Enquanto esperamos pela ‘Cidade Inteligente’ e lidamos com problemas de drenagem, ruas esburacadas, entre tantos outros, Manaus vai ter que aprender a lidar com improvisos e resultados de serviços mal feitos. O inverno amazônico está aí faz tempo, mas um temporal como de hoje expõe a realidade de nossa capital amazonense. Uma realidade nua e crua”, frisou Laís Silva, moradora do bairro Cidade Nova.

Diante desses relatos, a expectativa é que as autoridades ligadas ao tema encontrem soluções para os problemas apontados e que a população não seja mais uma vez prejudicada.

Roberto Brasil