Tem início à ação “Rua Solidária”

By -

rua-solidaria 01Na noite de ontem (8), moradores de rua do Centro, foram abordados na ação “Rua Solidária”, onde equipes das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e também de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), estiveram à frente do trabalho que tem como principal objetivo fazer um mapeamento e cadastro dos cidadãos, para incluí-los nos serviços de atendimentos socioassistenciais em âmbito municipal e estadual.

rua-solidaria 04“Essa ação é proveniente de várias reuniões de um grupo integrado, onde formaram um comitê para que possamos trabalhar e efetivar todas as demandas da população de rua do nosso município. Nesse comitê, existem vários serviçoes de secretarias, tanto estaduais como municipais, como a secretaria de saúde, educação e assistência social. Aqui, vamos identificar todos os pontos onde os moradores de ruas se encontram. Assim, faremos um protocolo inter-setorial que foi criado para ajudar toda rede de proteção nos encaminhamentos e exercitar suas responsabilidades”, disse a Chefe da Divisão de Média Complexidade da Semmasdh, Ana Lúcia. 

rua-solidaria 02Para a realização do cadastro, uma ficha foi preenchida e vai ajudar também na emissão de documentos como certidão de nascimento, RG, carteira de trabalho, cartão do SUS, entre outros.       

rua-solidaria 03Janderson de Silva e Silva, de 40 anos, é morador de rua. Vive nesta situação desde os dez anos de idade. “Agradeço a Deus por mais um dia de vida. E ao projeto que está nos dando essa oportunidade, que vai nos ajudar a sair dessa situação em que estamos vivendo”, concluiu ele.

Roberto Brasil