Tecnologias ajudam na fluidez e controle do transporte coletivo

By -

onibus-segurança-camerasCâmeras e GPS são alguns dos investimentos feitos pela Prefeitura de Manaus nos ônibus do transporte coletivo que, além de auxiliarem na segurança, permitem um monitoramento em tempo real da operação das linhas, através do Centro de Controle Operacional (CCO).

Lançado em julho de 2015, o CCO permite o monitoramento da frota, frequência, itinerário e viagens. Esse controle contribui não apenas para solucionar problemas da operação das linhas de forma mais rápida, mas também para a construção de estatísticas que ajudam no planejamento operacional do sistema. Em busca de avançar ainda mais na utilização de tecnologias, a prefeitura já começou a instalar nos ônibus um sistema de comunicação direta entre o motorista e o CCO, o que será mais uma ferramenta para auxiliar na segurança dentro dos coletivos.

Ainda na segurança, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) está solicitando apoio à Secretaria de Estado de Segurança no sentido de desenvolver ações dentro dos coletivos e dos terminais de integração.

A prefeitura já desenvolve com o apoio da Polícia Militar operações de fiscalização fundamentais para o combate ao transporte clandestino nos serviços de táxi, mototáxi, lotação, táxi-frete e escolar.

Roberto Brasil