TCE inicia 2ª etapa de inspeção neste domingo em 33 cidades

By -

tceO Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio da Secretaria Geral de Controle Externo(Secex), inicia neste domingo (19)  a 2ª etapa de inspeções nos municípios amazonenses, referente à prestação de Contas do ano de 2014, entregues ao TCE até o último dia 31 de março. Ao todo, serão fiscalizados  por técnicos da Corte de Contas 33 municípios. O trabalho das equipes seguirá até o dia 10 de agosto.

Ao todo, 19 equipes técnicas irão aos municípios conferir se as informações contidas nas prestações de contas correspondem à realidade e se o dinheiro público foi aplicado corretamente, conforme determinam as leis vigentes.

Segundo o conselheiro-presidente do TCE, Josué Filho, serão alvo das inspeções as câmaras municipais, prefeituras e órgãos das administrações direta e indireta do interior (Fundos de Aposentadoria, Serviços de Água e Esgoto, Instituto de Trânsito e órgãos de saúde).

Serão vistoriadas as cidades de Boca do Acre, Pauini, Canutama, Tapauá, Juruá, Lábrea, Borba, Nova Olinda do Norte, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Amaturá, São Paulo de Olivença, Barcelos, Coari, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Novo Airão, Caapiranga, Carauari, Itamarati, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Guajará, Anamã, Anori, Japurá, Maraã, Uarini, Itapiranga, Silves, Manaquiri e Urucurituba.

Na primeira etapa de inspeção, que foi concluída no dia 17 de junho, foram encontradas pelo menos 20 irregularidades durante o trabalho in loco. As impropriedades — as mais comuns — encontradas nos órgãos da administração direta e indireta do interior, de modo geral, foram inseridas nos relatórios de inspeção das contas dos gestores e serão alvo de possíveis multas. Os respectivos relatórios já foram anexados aos processos e encaminhados aos respectivos relatores.

Roberto Brasil