Tabuleiro da ponte na avenida Nilton Lins começa a ser demolido

By -

Os trabalhos de reconstrução da ponte na avenida Professor Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, bairro de Flores, zona Centro-Sul, entraram em uma nova etapa nesta segunda-feira, 28/8, com a demolição do tabuleiro de concreto da antiga estrutura da ponte. Com a liberação da área, será dada continuidade aos serviços de implantação das estacas-raiz, responsáveis pela sustentação da estrutura.

A primeira etapa de demolição do tabuleiro foi concluída na tarde de hoje, e agora os serviços serão concentrados na finalização das implantações das estacas de fundação. A atual ponte foi construída ainda com a tecnologia antiga de gabião (estruturas de pedras armadas com fios de aço usada para estabilização) e que agora será reconstruída com maior qualidade e durabilidade, visto que a estrutura que está cedendo tem, aproximadamente, 30 anos. Os serviços emergenciais foram iniciados logo após o laudo técnico da Defesa Civil do município apontar risco iminente de desabamento.

O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, destacou o empenho da equipe de engenharia da Seminf, na celeridade da obra. “Essa obra é um serviço emergencial que estamos fazendo de forma preventiva, pois o laudo da Defesa Civil mostrou que existia um risco de desabamento. Não estamos medindo esforços para dar celeridade aos serviços. A determinação do prefeito Arthur Neto é a de que que as equipes da Prefeitura de Manaus trabalhem com segurança e rapidez para entregarmos essa importante obra no menor prazo possível”, destacou.

Para a execução dos trabalhos, no trecho da pista sentido Torquato Tapajós/Parque das Laranjeiras, os condutores estão sendo direcionados para o tráfego no contrafluxo e, após a passagem do trecho interditado, poderão retomar o itinerário pela via, normalmente.

Uma das opções para evitar o trecho em obras, nos dois sentidos, é acessar a rua Dallas, no Parque das Laranjeiras, que faz a ligação entre as avenidas Tancredo Neves e Nilton Lins. Todo o trabalho é acompanhado por agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), que estarão orientando os motoristas.

Além da nova ponte, um anel viário também está sendo construído no local e com a conclusão da obra, quem trafega pelo aeroclube não irá mais entrar direto no bairro de Flores, pois terá que contornar pela nova alça de retorno, o que irá resultar no fim do engarrafamento na entrada do bairro nos horários de pico no trânsito.

Roberto Brasil