Tablets vão reforçar conteúdo e estratégicas educacionais em sala de aula

By -

PREFEITO ENTREGA TABLETES

Mais de 3,9 mil professores da rede municipal de ensino receberam tablets educacionais nesta quarta-feira, 25. A cerimônia de entrega aconteceu no Parque do Mindu, e foi presidida pelo governador do Estado, José Melo, e pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Durante o evento, 332 professores da zona rural de Manaus receberam os aparelhos, juntamente com 3.910 professores, do 1° ao 9° ano, do Ensino Fundamental da capital. A entrega dos aparelhos eletrônicos faz parte das ações do Pacto pela Educação do Amazonas.

PREFEITO ENTREGA TABLETES

O Pacto, com 62 municípios do Amazonas, incluindo Manaus, foi lançado em setembro deste ano, pelo governador José Melo, com o objetivo de unir os poderes públicos municipais em busca de medidas que elevem os indicadores educacionais no Estado e municípios.

“O objetivo que nós temos é melhorar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Acreditamos que Manaus estará entre as dez melhores cidades do país, com resultados que serão publicados no primeiro semestre do ano que vem”, afirmou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, referindo-se aos investimentos que estão sendo feitos na educação.
PREFEITO ENTREGA TABLETES

O governador do Amazonas, José Melo, afirmou que a entrega faz parte de um plano de ação do governo do Estado, que tem o objetivo de integrar a educação entre os municípios. “O que se espera é fazer valer o conceito da educação. Tudo que tivermos na rede estadual, também será disponibilizado para a rede municipal de ensino. Isso faz parte de uma meta que visa integrar os governo para uma melhor qualidade de ensino”, explicou o governador José Melo.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, ressalta que a entrega dos tablets aos profissionais da rede soma-se a outras ações de gestão da qualidade que a prefeitura já vem tomando para melhorar a educação no município. “Os tablets estão entrando como um instrumento para que possamos garantir melhores aulas, além de despertamos maior interesse nos alunos. Devemos levar em consideração que nossas crianças são hoje muito tecnológicas”. 

PREFEITO ENTREGA TABLETES

O Pacto

 

O intuito do Pacto pela Educação do Amazonas é unir as prefeituras no cumprimento de medidas, consideradas estratégicas para a evolução educacional dos Municípios e do Estado, sendo elas: A ampliação, de maneira uniforme para todos os municípios, de 0,2 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a cada biênio, de modo que cada localidade do Estado alcance o crescimento de 0,6 pontos até o final de 2019; a redução – também de maneira uniforme para todos os municípios – de 2,0 pontos ao ano da taxa de distorção-idade série, de modo que esta taxa seja reduzida em 8,0 pontos até o final de 2019.

O Pacto também sugere a ampliação, em cada município, dos índices de aprovação escolar, que denotam a efetiva aprendizagem dos estudantes. Para esta terceira medida, diferentemente das medidas anteriores, as metas foram estipuladas de forma individual e específica para cada município, observando-se as taxas de aprovação que cada localidade vem alcançando desde 2011.

PREFEITO ENTREGA TABLETES

Cronograma

 

A próxima entrega acontecerá, no dia 1° de dezembro, para os professores da Divisão Distrital Zonal Sul (DDZ Sul), na sede da divisão, no Centro. No dia 4, receberão os tablets os docentes das DDZs Leste 1 e 2, Oeste e Centro-Sul, em suas respectivas divisões, exceto os da DDZ Leste 1, que receberão no Cemeja Prof° Samuel Benchimol, no São José. E para encerrar, no dia 7, a entrega será para os professores da DDZ Norte, na Escola Municipal Prof°. Sabá Raposo, no Monte das Oliveiras.

Áida Fernandes