Susam promove caminhada e atividades de lazer na Ponta Negra, como parte da programação do “Setembro Verde”

By -

logo_susam

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) promove, neste domingo (11), na faixa liberada da Ponta Negra, o “Domingo Verde”, evento que tem o objetivo de sensibilizar a população, por meio de atividades de esporte e lazer, para a importância das doações de órgãos. A ação faz parte da campanha “Setembro Verde”, que está sendo realizada durante este mês pela Central de Transplantes do Amazonas. O “Domingo Verde” será realizado em parceria com Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

A programação do “Domingo Verde” inicia-se às 8h, com a distribuição de material informativo. Às 9h20, será dada a largada para a “Caminhada para a Vida”, em frente ao anfiteatro da Ponta Negra. Segundo a coordenadora estadual de transplantes, Leny Passos, não é necessário fazer inscrição para participar da caminhada. A expectativa da organização é que cerca de 800 pessoas participem do evento. Foram convidados, para o Domingo Verde, pacientes transplantados, familiares e profissionais da saúde, além da população em geral. “Queremos fazer uma grande mobilização de conscientização sobre esse tema e mostrar para a população que este gesto de solidariedade é responsável por salvar centenas de vidas”, disse.

A programação inclui ainda uma aula de Zumba, às 9h40, em frente ao anfiteatro. A partir das 10h10, serão  iniciadas as atividades desportivas, com torneio de futebol e tênis de mesa, além de brincadeiras com bambolê e pula-pula para as crianças. 

 De acordo com Leny Passos, 15 profissionais da Coordenação Estadual de Transplantes e Organização de Procura de Órgãos (OPO) participarão da ação, orientando e tirando dúvidas da população.  

         Transplantes – O Amazonas já realiza transplantes de córneas, fígado e rim. O transplante de rim é feito, atualmente, no Hospital Santa Júlia, da rede privada, credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização desse tipo de procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Outra unidade que também está se preparando para ser credenciada é a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), da rede estadual. 

Iluminação – Durante todo o mês de setembro, as fachadas de nove unidades da Susam estarão decoradas na cor verde – Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, 28 de Agosto, Platão Araújo, Delphina Aziz, Fundação do Coração Francisca Mendes, Hospital Infantil Dr. Fajardo, Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, Maternidade Ana Braga e Instituto da Mulher Dona Lindu. Também já aderiram à iniciativa a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e a Assembleia Legislativa (Aleam), que estarão iluminadas com a cor verde da campanha.

Mario Dantas