Susam participa do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele

By -

Dermatologistas em todo o país participam de mutirão preventivo de câncer de peleA Secretaria Estadual de Saúde (Susam) participa neste sábado (7), do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, campanha organizada e promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A ação, que ocorrerá das 8h às 14h, terá 121 postos de atendimento em 23 estados brasileiros e reunirá mais de três mil dermatologistas voluntários. Em Manaus contará com atendimento em postos montados na Fundação Alfredo da Matta e Fundação de Medicina Tropical (FMT-HVD), vinculadas à Susam, e também no Ambulatório Araújo Lima, do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ufam).

A coordenadora da campanha em Manaus, dermatologista Patrícia Bandeira de Melo, explica que a ação já acontece há 15 anos e que tem por objetivo identificar o maior número de pessoas com lesões suspeita de câncer cutâneo, para encaminhá-las ao tratamento, nos casos indicados. “Infelizmente, o Brasil ainda tem um alto índice deste tipo de câncer e, no nosso caso específico, como somos uma região de alta radiação solar, a preocupação deve ser maior”, disse a dermatologista.

Segundo dados da SBD, o câncer de pele é o mais frequente em todo o País, correspondendo a 25% dos casos da doença. “Neste dia de mobilização, a nossa expectativa é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas nos postos montados em todos os 23 estados”, acrescentou Patrícia Akel.

A Fundação Alfredo da Matta, funciona na rua Codajás, nº 25, bairro da Cachoeirinha. A FMT fica na avenida Pedro Teixeira, nº 25, bairro Dom Pedro. O Ambulatório Araújo Lima está localizado na rua Apurinã, nº 4, bairro da Praça 14. 

Roberto Brasil