Susam leva ações do Amazonas Saúde Itinerante aos municípios de Beruri e Apuí

By -
Nos dois municípios vão ocorrer jornadas de cirurgias de catarata

Nos dois municípios vão ocorrer jornadas de cirurgias de catarata

Os municípios de Beruri e Apuí serão os próximos a receber, neste mês, as ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado. Segundo o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, nos dois municípios devem ocorrer jornadas de cirurgias de catarata. A previsão é de que sejam realizadas em torno de 100 cirurgias.

Em Beruri (distante 173 km de Manaus), as cirurgias acontecem neste domingo (14) até terça-feira (16). Já em Apuí (a 453 km de Manaus), as cirurgias serão realizadas de 20 a 22. De acordo com a coordenação do programa, os pacientes já passaram por consultas com médicos oftalmologistas e realizaram todos os exames pré-operatórios.

A coordenadora do Programa Amazonas Saúde Itinerante, Carmelita Alves, explica que o projeto foi idealizado pelo Governo do Estado, para facilitar o acesso dos moradores do interior, a diagnósticos e tratamentos, que antes eram oferecidos somente na cidade de Manaus. Em 2015, o programa realizou 102 ações em 55 municípios. Foram 38.632 procedimentos com média mensal de 3.220 atendimentos.

Roberto Brasil