Susam leva ações do Amazonas Saúde Itinerante à Urucurituba

By -
A expectativa é que 400 pessoas sejam beneficiadas durante os cinco dias de atendimento

A expectativa é que 400 pessoas sejam beneficiadas durante os cinco dias de atendimento

O município de Urucurituba (a 208 km de Manaus) recebe, a partir desta segunda-feira (18) até sexta-feira (22), uma jornada de consultas oftalmológicas como parte das ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam). Segundo o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, a expectativa é que 400 pessoas sejam beneficiadas durante os cinco dias de atendimento. A comunidade de Itapeaçú também receberá as equipes do Programa.  

 
Neste mês, o programa já passou pelos municípios de Juruá e Tefé. Os próximos a serem beneficiados com as ações do Amazonas Saúde Itinerante serão São Sebastião do Uatumã e Urucará. Ao todo, de acordo com o secretário, serão realizados no mês de julho 1,7 mil atendimentos. Ele explica que, além das consultas, nos casos em que há prescrição médica é feita a dispensação de óculos.
 
Os pacientes que serão atendidos já passaram por triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. Em São Sebastião do Uatumã (a 247 km), a equipe do programa estará atendendo no período de 23 a 26 de julho, com expectativa de beneficiar 300 pacientes. Em Urucará (a 261 km) mais 300 pacientes serão atendidos, no período de 27 a 30.
 
Neste ano, as ações do programa já foram levadas aos municípios de Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Apuí, Silves Beruri, Coari, Juruá e Tefé, totalizando mais de 5,3 mil atendimentos.
 
O Amazonas Saúde Itinerante foi criado pelo Governo do Estado para facilitar o acesso das pessoas que vivem no interior a serviços de diagnósticos e tratamentos que antes eram oferecidos somente na capital. No ano passado, o programa realizou 102 ações, executadas em 55 municípios, totalizando mais de 38,6 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e dispensação de óculos.

Roberto Brasil