Susam investiga ​possível surto de Meningite em Santo Antônio do Içá

By -

atendimentoA Secretaria de Estado da Saúde (Susam) enviará, nesta sexta-feira (25), ao município de Santo Antônio do Içá (distante 878 quilômetros da capital), uma equipe técnica composta com profissionais do órgão, da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), para investigar  um possível surto de Meningite. O município notificou 07 casos suspeitos da doença. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, além da equipe multiprofissional da área da vigilância e assistência que segue para o município nesta sexta-feira, O Governo do Estado também está enviando medicamentos para realização de tratamento de quimioprofilaxia para contactantes.

De acordo com a diretora-presidente em exercício da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, a instituição recebeu somente hoje (quinta-feira), por telefone, as notificações dos casos, devido a problemas de comunicação enfrentados pelo município.  “O primeiro caso foi, que resultou em óbito, foi notificado à vigilância municipal de Santo Antônio do Içá no dia 17 de setembro. Após este primeiro caso, outros 06  pacientes apresentaram um quadro  suspeito de Meningite e estão internados no hospital local”, informou.

Rosemary disse todas as providências estão sendo tomadas para investigar e conter um possível surto, desde a entrega de medicamentos até a orientação dos profissionais de saúde. “Estamos realizando ação integrada com a vigilância da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Içá para levantamento da situação”, informou.

Roberto Brasil