Susam informa que não houve alteração no funcionamento das unidades de saúde

By -

caic-rubim-de-sa-1A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) informa que não houve qualquer alteração no funcionamento das unidades de saúde sob a administração estadual. Portanto, não procede qualquer informação que venha sendo veiculada, falando em desativação de unidades ou redução de leitos. O órgão ressalta que estão funcionando, sem qualquer alteração, todos os 06 Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), os 12 Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), as 06 Policlínicas e 06 fundações da rede estadual de saúde que atuam com consultas agendadas.

A rede de atendimento da Susam é também composta pelos serviços de urgência e emergência, que funcionam 24h, com 09 Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e 01 Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para onde devem ser encaminhados, prioritariamente, os casos de baixa e média complexidade, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal-estar súbito. Também fazem parte da rede de urgência, 07 Prontos-Socorros, para os casos de maior gravidade. Para o atendimento às grávidas, a Susam disponibiliza 07 maternidades estaduais, que também funcionam em regime de 24 horas.

“Apesar da crise e das dificuldades orçamentárias e financeiras, nenhuma unidade de saúde do Estado fechou as portas. A rede continua funcionando exatamente como era, com os 12 CAICs, três CAIMs, todos os SPAs, hospitais, prontos socorros e fundações. Também não deixamos de prestar assistência no mesmo nível e na mesma qualidade de antes”, ressalta o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza. Ainda segundo ele, em algumas situações específicas, o atendimento está sendo ampliado e melhorado. É o caso da atenção oncológica, que recebeu equipamentos para triplicar o atendimento em radioterapia.

Roberto Brasil