Susam firma parceria com a USP na oferta de curso de prevenção a acidentes de moto

By -

acidente-moto 2Os acidentes envolvendo motos já são a principal ocorrência de trânsito no País e o impacto na saúde pública, em internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vem preocupando as autoridades do setor. No Amazonas, para marcar o Dia Nacional do Trânsito comemorado na última sexta-feira (25) e chamar a atenção da população e dos órgãos envolvidos com o tema, a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) anunciou a parceria com o setor de Telemedicina da Universidade de São Paulo (USP), para promoção de curso de Educação Interativa à Distância, sobre “Prevenção de Acidentes de Trânsito Envolvendo Motociclistas”.

Na quinta-feira (24), o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, coordenou uma videoconferência, durante a qual o responsável pela Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, Chao Lung Wen, apresentou o formato do curso e seus objetivos. Participaram da videoconferência representantes de várias instituições locais, que estão direta ou indiretamente envolvidas com a questão do trânsito, seja na área de fiscalização ou das ações preventivas. “Entendemos que é necessário unir esforços e estreitar nossa parceria, a fim de contribuir para a redução dos acidentes de trânsito”, disse o secretário Pedro Elias.

O secretário salienta que os acidentes de trânsito representam, hoje, uma parcela muito expressiva dos atendimentos, principalmente, na rede de urgência e emergência, exigindo um esforço muito grande para responder a essa demanda, que é crescente. “Precisamos atuar de forma coordenada e qualificada para enfrentar essa questão, que é um desafio para a saúde pública no País”.

Enviaram representantes à reunião, que aconteceu no Centro de Ensino e Pesquisa da Fundação do Coração Francisca Mendes, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Polícia Militar, Polícia Civil, Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e as secretarias municipais de Saúde e Educação (Semsa e Semed).

Chao Lung Wen explicou que este primeiro curso é mais focado nos gestores, de forma que eles possam identificar situações (ou locais) de maior risco para os acidentes motociclísticos e, a partir daí, elaborar propostas para contribuir com a solução do problema, na forma de programas ou políticas públicas. “O Ministério da Saúde, por exemplo, tem programas que disponibilizam recursos para bons projetos apresentados por municípios, com a finalidade de solucionar problemas que contribuem para aumentar os índices de acidentes de trânsito”, frisou Lung Wen.

De acordo com ele, a metodologia do curso, que já vem sendo adotado pelo Estado de São Paulo, é toda elaborada para desenvolver competências e estabelecer elos com as realidades locais. “É claro que estamos compartilhando uma experiência adotada em São Paulo, onde o curso já está na terceira edição, mas numa plataforma educacional que será adequada à realidade do Amazonas”, ressaltou Lung Wen.

Chefe do Núcleo de Prevenção a Riscos à Saúde por Causas Externas da Semsa, Ana Carolina Leão elogiou a iniciativa de oferta do curso que está sendo formatado por meio da parceria entre a Susam e a USP. “O curso tem um formato excelente e vai somar muito com as ações que já são desenvolvidas no Projeto Vida no Trânsito, que é desenvolvido de forma setorial, também com a participação de várias instituições”, disse Ana Carolina.

Dentro de duas semanas, as instituições que enviaram representantes à videoconferência voltam a se reunir para apresentar sugestões e finalizar os detalhes de realização do curso. A previsão é que ele seja realizado em sete módulos, incluindo temas como: Planejamento de Projetos de Prevenção de Acidentes de Trânsito; Orientações para Idosos e Crianças no Trânsito/Orientações para Portadores de Necessidades Especiais; Direção Defensiva/Legislação; Desenvolvimento de Projeto de Divulgação/multiplicação no Município, entre outros.

Roberto Brasil