Susam entrega equipamentos para crianças portadoras de deficiência auditiva

By -
As crianças beneficiadas são usuárias do SUS e já fazem acompanhamento médico ambulatorial

As crianças beneficiadas são usuárias do SUS e já fazem acompanhamento médico ambulatorial

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizou a entrega de diversos equipamentos para 34 crianças portadoras de deficiência auditivas. O evento foi realizado no auditório do Instituto da Criança do Amazonas (Icam). O material foi entregue às mães das crianças que fazem parte da Associação Amazonense de Apoio aos Deficientes Auditivos e Usuários de Implante Coclear (Amada).

De acordo com o secretário-adjunto de Atenção Especializada da capital, Wagner Souza, que representou o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, na solenidade, nesta ação estão sendo entregues 10.332 baterias para aparelhos auditivos, quantidade suficiente para atender as necessidades das 34 crianças pelos próximos seis meses. Também foram entregues 41 acessórios como cabos, antenas e processadores de fala, entre outros. Nesta ação o Governo do Estado do Amazonas, em parceria com o Governo Federal, realizarou investimentos da ordem de R$ 369.439,22.

As crianças beneficiadas são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e já fazem acompanhamento médico ambulatorial, cujo objetivo é melhorar a audição e proporcionar melhor qualidade de vida a essas pessoas. “Nesse grupo temos crianças que já fizeram o implante coclear e outras que fazem o uso do aparelho externo. O que estamos entregando agora são baterias e acessórios que essas crianças precisam para uso dos equipamentos”, explica Wagner Souza.

O secretário-adjunto ressalta que todas as crianças beneficiadas estão em idade escolar e que esses acessórios são essenciais para que eles possam ouvir melhor e melhorar o desempenho na escola. “Esta ação tem, de fato, um papel muito importante no processo de inserção social dessas crianças com deficiência auditiva”, frisou Wagner Souza.

Roberto Brasil