Susam divulga ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

By -

Dia-internacional-da-mulher 01As maternidades da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) estão organizando uma programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher – que será comemorado na próxima terça-feira (08). O objetivo é aproveitar a data para homenagear as pacientes e servidoras das unidades, mas também para reforçar orientações sobre a saúde feminina.

No Instituto da Mulher Dona Lindu, que fica no bairro de Adrianópolis, a data servirá para reforçar as orientações sobre os cuidados e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypiti: Dengue, Chinkungunya e febre Zika. Além disso, a unidade está preparando um café da manhã para as servidoras e a entrega de brindes para as pacientes internadas.

A maternidade Dona Nazira Daou vai realizar as palestras: “Saúde da Mulher”, “O sono e a saúde da mulher”. Uma “tarde de beleza” também pretende oferecer às funcionárias da unidade serviços como corte de cabelo, manicure e maquiagem. As maternidades Ana Braga e Chapot Prevost também terão uma programação especial para as pacientes e funcionárias.

 As pacientes internadas na maternidade Azilda da Silva Marreiro também serão presenteadas com brindes. Na maternidade Alvorada, as mulheres receberão rosas e participarão de uma palestra sobre os direitos e a história do Dia Internacional da Mulher.

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) também terá uma extensa programação em homenagem às mulheres com sorteios de produtos femininos, atividades de dança, música e teatro e oficinas de maquiagem, penteados com lenços e massoterapia. Pacientes e acompanhantes vão participar, ainda, das palestras “Câncer e seus fatores de risco” e “A resiliência e saúde da mulher”.

As atividades acontecem no hall do ambulatório da FCecon, de 8h às 11h30 e das 14h às 16h30. A ação conta com o apoio da Liga Amazonense Contra o Câncer (LAAC) e Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas.

A coordenação estadual de Saúde da Mulher da Susam estará presente na Feira da Saúde, realizada pelo Ong Consórcio Cidadão, que acontece de 9 a 11 de março, nos conjuntos habitacionais Prosamim dos bairros da União, Petrópolis e da avenida dos Franceses. Equipe da coordenação estará ministrando palestra sobre os cuidados com e direitos da mulher.

 

Roberto Brasil