Susam anuncia realização de sexto transplante de fígado, na Fundação Hospital Adriano Jorge

By -
O transplante de fígado beneficiou um paciente de 61 anos

O transplante de fígado beneficiou um paciente de 61 anos

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) anunciou a realização, nesta quinta-feira (28), de mais um transplante de fígado. É o sexto procedimento do tipo ocorrido na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), desde a implantação deste novo serviço de alta complexidade na rede pública do Amazonas, em setembro do ano passado. O procedimento foi possível a partir da doação de órgãos autorizada pela família de uma jovem de 18 anos, que foi a óbito vítima de acidente de trânsito.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a doação permitiu, ainda, a realização de dois transplantes de rins (que estavam em andamento na tarde desta sexta-feira), no Hospital Santa Júlia – unidade credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização do procedimento no Amazonas – e, ainda, o encaminhamento das córneas, para o Banco de Olhos do Amazonas, que fará a preparação dos tecidos para posterior transplante.

Desta vez, o transplante de fígado beneficiou um paciente de 61 anos, portador de cirrose hepática. Pescador e morador do município do Rio Preto da Eva (distante 80 quilômetros de Manaus), o ele vinha sendo acompanhado pelo Ambulatório de Hepatologia da Fundação Adriano Jorge desde outubro do ano passado. “Hoje, graças aos investimentos realizados pelo Governo do Estado, os amazonenses da capital e do interior que precisam desta assistência altamente especializada, já podem contar com o serviço aqui dentro do Estado. E o compromisso do governador José Melo é trabalhar para que possamos cada vez mais reduzir a necessidade de recorrer ao programa de Tratamento Fora de Domicílio, para esses casos”, afirmou Alecrim.

Cirurgia – O transplante de fígado concluído por volta das 12h desta quinta-feira teve início por volta das 7h30, na FHAJ. “O paciente passou bem pelo procedimento e segue em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva, como é previsto neste tipo de cirurgia, para acompanhamento da evolução do quadro nas próximas 72 horas”, informou o cirurgião Tércio Genzini, do Grupo Hepato, de São Paulo, instituição tutora do programa de transplantes de fígado implantado pela Susam. Todo o processo – desde a captação do órgão doado, no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, até a implantação no FHAJ – foi realizada por equipe composta de profissionais do grupo Hepato e do Hospital Adriano Jorge, estes últimos especialmente capacitados para atuar no programa.

O diretor da FHAJ, Alexandre Bichara, destacou que passados 8 meses do primeiro transplante de fígado realizado na rede pública do Estado, o novo serviço especializado oferecido  instituição segue se fortalecendo. “A cada doação que nos permite tirar da fila de espera por um transplante um de nossos pacientes, acompanhados no Ambulatório de Hepatologia, reforçamos a certeza de que os investimentos realizados pelo Governo do Estado para a implantação deste programa foi um marco na história da saúde pública do Amazonas”, afirmou o diretor.

Roberto Brasil