Susam adotará plano de contingência no Carnaval

By -

plantao-susamA Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informa que adotará, no período do Carnaval, o modelo de plano de contingência usado durante a Copa do Mundo. No período, todas as unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde estarão funcionando normalmente, em regime de 24 horas.

“Adotaremos o sistema utilizado durante a Copa, com as unidades em alerta e preparadas para dar respostas rápidas, se houver necessidade de ampliar a capacidade de atendimento”, destacou o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

A rede de urgência é formada por 09 Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e 01 Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para onde devem ser encaminhados prioritariamente os casos de urgência de baixa e média complexidade, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal-estar súbito. Além delas, há 07 Prontos-Socorros, para os casos de maior gravidade. Para o atendimento às grávidas, de acordo com Wilson Alecrim, a Susam disponibiliza 07 maternidades estuduais, que funcionam todos os dias, também em regime de 24 horas. Esta estrutura conta, ainda, com uma maternidade municipal.

O secretário-adjunto de Atenção Especializada da Capital, Wagner William Souza, explica que, como legado do processo de organização para a Copa, que aconteceu em junho do ano passado, as unidades têm em suas equipes pessoas-chave, previamente definidas e capacitadas, para acionar o processo de mobilização de profissionais e adotar procedimentos, a fim de responder a situações como um grande acidente, como múltiplas vítimas. “No geral, temos uma rede ampla, com 10 unidades de pronto-atendimento de média complexidade, além dos prontos-socorros para o público adulto e infantil, com equipes multidisciplinares, que respondem à demanda desses períodos”, disse Wagner Souza.

Ele destacou que os dois principais prontos-socorros para o público adulto – os hospitais 28 de Agosto e Dr. João Lúcio -, atendem com o protocolo de classificação de risco, que prioriza o atendimento dos pacientes conforme a gravidade do caso. “É muito importante que as pessoas com problemas menos graves façam uso da rede de Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), deixando os prontos-socorros para os casos de maior complexidade”, frisa o secretário-adjunto.

Serviços Ambulatoriais – Em relação às unidades que atendem com consulta agendada – Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) e Policlínicas, a Susam aguarda a publicação do decreto governamental para definição de horários de funcionamento das mesmas, que serão posteriormente divulgados.

Farmácia Popular – As unidades do Programa Farmácia Popular estarão funcionando normalmente no sábado (14), das 8h às 12h. Na segunda-feira (16), também haverá atendimento normal nessas unidades, das 8h às 17h. Na terça-feira não há expediente e, na quarta-feira (18) o serviço funcionará a partir das 13h até as 18h.

Sambódromo – No período do Carnaval, a Susam também estará compondo o Centro Integrado de Comando e Controle e dará suporte à programação que se desenvolverá no Centro de Convenções Sambódromo. “Teremos um posto de atendimento médico funcionando nos dias 12, 13, 14 e 16, no Bloco A do Sambódromo, para atendimento de primeiros-socorros. Também vamos disponibilizar uma ambulância, para reforçar a frota de remoção junto com o SAMU e o Corpo de Bombeiros, no local”, detalhou Paulo Viana, coordenador da atividade.

Nos dias 12 e 13, o posto médico do sambódromo começa a funcionar às 18h. No dia 14, para dar suporte ao desfile dos blocos da Melhor Idade, o atendimento começa às 15h30. No dia 16, o posto de atendimento começará a funcionar às 8h, para dar apoio ao trabalho de apuração do resultado dos desfiles das escolas.

No dia 15, uma ambulância da Susam também estará dando suporte ao Concurso de Fantasias Adulto, evento promovido pela Secretaria Estadual de Cultura, que acontece no Teatro Amazonas, a partir das 18h.

Unidades que estarão funcionando 24h (para atendimento de urgência e emergência), durante o feriado e final de semana:

Serviços de Pronto Atendimento (SPAs)

  • SPA Alvorada – Avenida Lóris Cordovil, s/n, Alvorada 1
  • SPA Coroado – Avenida Beira Mar, Nº 122, Coroado
  • SPA Zona Sul – Rua Bento José de Lima, Nº 33, Colônia Oliveira Machado
  • SPA Joventina Dias – Rua T-6, n.º 33, Compensa III
  • SPA Eliameme Mady (Zona Norte) – Av. Samaúma, s/n, Monte das Oliveiras
  • SPA São Raimundo – Praça Ismael Benigno, s/n – São Raimundo
  • SPA José Lins (Redenção) – Rua Maracanã, s/n – Redenção
  • SPA e Maternidade Antônio Aleixo – Al. Cosme Ferreira, km 14, Col. Antônio Aleixo
  • UPA Campos Salles – rua Campos Salles, s/n – Tarumã

Prontos-Socorros

Adultos

  • Pronto-Socorro 28 de Agosto – Rua Recife, Nº 1581, Adrianópolis
  • Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Machado – Alameda Cosme Ferreira, s/n, Aleixo

Adulto e infantil

  • Pronto-Socorro Platão Araújo – Av. Autaz Mirim, s/n – Jorge Teixeira
  • Pronto-Socorro Delphina Aziz – Av. Raimundo Vital de Mendonça, Colônia Terra Nova (área da antiga Expoagro)

Infantis

  • PS da Criança da Zona Leste – Alameda Cosme Ferreira, s/n, Aleixo
  • PS da Criança da Zona Sul – Rua Codajás, Nº 26, Cachoeirinha
  • PS da Criança da Zona Oeste – Av. Brasil, s/n, Compensa  I

Maternidades

  • Ana Braga – Alameda Cosme Ferreira, s/n – São José I
  • Balbina Mestrinho – Rua Duque de Caxias, s/n – Praça 14
  • Nazira Daou – Avenida Camapuã, 108, Q/316, Núcleo 9, Cidade Nova II
  • Azilda Marreiro – Avenida Samaúma, s/n, Monte das Oliveiras – Galiléia II
  • Alvorada – Rua 07, s/n – Alvorada I
  • Instituto da Mulher Dona Lindu – Av. Mário Ipiranga Monteiro, 1581, Adrianópolis
  • Chapot Prevost – Estrada do Aleixo, km 16 – Colônia Antonio Aleixo.
Roberto Brasil