Suframa: 51 anos trabalhando pelo desenvolvimento da Amazônia

By -

Neste dia 28 de fevereiro a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) completa 51 anos de criação e implantação no Amazonas. Com números expressivos de movimentação econômica, trata-se da mais bem-sucedida estratégia de desenvolvimento regional do país, com importância fundamental para a população manauara. Além da capital do Amazonas, a autarquia que possui atuações no eixo industrial, comerciário e agropecuário, atua também no Amapá, Acre, Rondônia e Roraima.

Destaque para o Polo Industrial de Manaus (PIM), que oferece incentivos fiscais e administrativos, principalmente aos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico. São mais de 600 indústrias instaladas, gerando mais de 500 mil empregos diretos e indiretos, fator fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade e da região.

Além dos empregos que garantem renda e movimentam os setores de comércio e serviços, os incentivos oferecidos pelo PIM retornam ao Tesouro em forma de tributos e impostos. Graças a esse sistema, mais da metade dos tributos federais da Região Norte são recolhidos em Manaus.

O grande sucesso do modelo se deve à união entre desenvolvimento e preservação da natureza na região amazônica. E é a maturidade deste modelo econômico objeto de admiração por parte  desta gestão municipal, que em parceria com a Suframa estabeleceu melhorias para as vias do Polo Industrial. Aguardando o edital de licitação para a revitalização das vias da área, as mesmas serão divididas em três lotes, que incluem recuperação da malha viária e até a implantação de redes de drenagem profunda. O trabalho transformará as ruas do Distrito e será, certamente, a consolidação para o estabelecimento de novas parcerias, essenciais para que Manaus possa sempre ganhar.

 Parabéns, Suframa!

Roberto Brasil