SUA EMPRESA NÃO VAI BEM?

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Jefferson-Praia-banner-500x167_lateralMuitas empresas não estão apresentando resultados favoráveis, ultimamente. Por que razão?  De imediato, alguém pode responder que só existe uma razão: a crise econômica e social que estamos atravessando em nosso país. Essa é uma resposta plausível, apenas se os negócios começaram a ir “ladeira abaixo” depois do início da crise. Por outro lado, se antes da crise sua empresa já não ia bem, as razões do mau desempenho podem ser outras.

Em 2015, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou um estudo: Demografia das Empresas 2013, que constatou um percentual expressivo de empresas (52,5%), que não conseguiram sobreviver após 4 anos de existência. As empresas menores foram as mais prejudicadas.

De acordo com Marcus Lemonis (empresário e apresentador do Programa “O Sócio” do Canal History), o sucesso de um negócio depende de três “P’s” da gestão: Produto, Processo e Pessoas (se sua empresa não está apresentando bons resultados, verifique esses três aspectos importantes). No programa percebe-se as diversas situações enfrentadas pelos empreendedores. Marcus faz um diagnóstico, enfrenta o problema de frente com muita habilidade e torna-se sócio da empresa. Na verdade, o sócio reergue a empresa que estava prestes a falir.

Kelly Franco, em um post intitulado “3 passos simples para performar”,Utilizando os 3 P’s:Processo, Pessoas e Produtos, ressaltou que, em relação ao primeiro P, o Processo, as seguintes questões devem ser respondidas: “Você conhece os processos dos setores que operam seu negócio? Já mapeou esses processos antes? Tem sua concorrência mapeada? Controla suas entradas e saídas? Seu atendimento é claro? Tem controle sobre suas finanças? Tem ferramentas de controle e monitoramento?”

Quanto às Pessoas, as perguntas são as seguintes: “Há pessoas certas ao seu lado? Aplica a prática do CHA -Conhecimento, Habilidades e Atitudes? Sabe identificar e reter talentos? Você é um talento? Sabe no que é bom?”

E o Produto: “Tem um bom produto? Agrega valor ao produto? Conhece o ciclo de vida do seu produto? Seu produto é rentável? Seu atendimento fideliza?”

Portanto, não espere os problemas serem resolvidos por eles mesmos, arregace as mangas, e dê a volta por cima. Procure medir indicadores de performance usando esses 3 pilares( 3P’s) e faça as mudanças necessárias;  se os problemas persistirem, peça ajuda externa .

Roberto Brasil