Stones Machado: “PDT vai disputar todos os cargos em 2014”

By -

 

STONES

O presidente Regional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Stones Machado, anunciou em entrevista ao BLOGdaFLORESTA que a sigla vai disputar todos os cargos possíveis em Outubro de 2014. O partido vai lançar nomes para o governo, senado, câmara federal e estadual. Há mais de 40 anos militando no setor industrial na Zona Franca de Manaus (ZFM), Machado adianta que a plataforma do PDT em busca de aliados regionais é criar alternativas econômicas, através do setor primário. Segundo ele, o PDT buscará os partidos aliados da presidente Dilma Roussef como o PT, no sentido de fortalecer o projeto “trabalhista”. Um entendimento para 2014 é que na disputa a nível da Assembleia, o PDT sairá apenas com quadros do partido para essa disputa, ou seja “puro-sangue”. Acompanhe a entrevista.

BLOGdaFLORESTA: Quando o partido vai iniciar as articulações para 2014?

Stones Machado: Estamos conversando de maneira interna, mas temos muita conversa adiantada com segmentos da esquerda e centro esquerda do Amazonas. Uma coisa é certa, o PDT vai disputar o governo estadual e apresentará nomes para o senado, câmara estadual e federal.

BLOGdaFLORESTA:  Que projeto será apresentado para conseguir o apoio popular e político?

Stones Machado: Nossa pauta estará voltada para a economia. Não podemos aceitar que o nosso estado com maior densidade territorial esteja importando de farinha a pimenta, de outros estados. O nosso setor primário está abandonado e o setor primário é a alternativa de nossa economia no Amazonas. Temos sol, chuva e terra para produzir tudo desde milho a soja. Queremos uma nova forma de economia e começa pelo fortalecimento do setor primário?

BLOGdaFLORESTA: Isso abrange o modelo da zona Franca?

Stones Machado: Infelizmente o nosso modelo de Zona Franca sobrevive por decreto. Nossa economia vive através da boa vontade de decretos sobre os incentivos fiscais. Somos meros montadores porque o restante tudo vem de outros estados e da China. Falo com propriedade de quem está há 40 anos no Distrito Industrial quando iniciei como operário, fui gestor e agora tenho uma fabriqueta.

BLOGdaFLORESTA: Esta é a principal bandeira do PDT?

Stones Machado: Nosso modelo é trabalhista. Vamos reviver o que o PDT fez desde Jango a Getúlio Vargas. Por exemplo, as Escolas de Tempo Integral é projeto do PDT. O nosso saudoso líder Leonel Brizola fez o primeiro projeto no Rio Grande do Sul, em 1982, depois estendeu para o Rio de Janeiro. Esse projeto foi criticado, mas hoje, todos os governantes de todos os partidos estão investindo na construção da Escola de Tempo Integral, inclusive no Amazonas. Temos um projeto amplo a ser apresentado.

BLOGdaFLORESTA: O ex-prefeito de Manaus é o candidato do PDT hoje ao governo?

Stones Machado: Hoje o Amazonino Mendes é o nome que vamos trabalhar a governo estadual. A partir do mês de março começa a avaliação geral. Mas estamos dialogando para lançar outros nomes. Queremos entendimento e vamos atuar para que o deputado federal, Francisco Praciano do PT seja o candidato ao senado, afinal o Praciano faz parte do arco de alianças na qual envolve PDT e PT.

BLOGdaFLORESTA: Nessa conjuntura o PDT estaria se distanciando de Omar, Braga e Artur Neto?

Stones Machado: Na política tudo é questão de diálogo. Vamos apresentar um projeto alternativo à população. Mas é lógico que quando iniciar as conversas iremos ouvir primeiro os nossos filiados, nossas bases, nossos aliados , mas também os demais partidos.

BLOGdaFLORESTA: E o senhor é candidato a deputado estadual?

Stones Machado: Temos um entendimento para sair puro-sangue para a Assembleia Legislativa. O PDT vai lançar vários nomes e temos nomes de respeito, de responsabilidade e de muito trabalho nos segmentos sociais em todo o Amazonas. Estarei à disposição do partido.///ENTREVISTA: Hudson Lima 

Redação