SSP-AM reforça capacitação de servidores para atender ocorrências durante jogos olímpicos

By -
"Esses serão treinamentos específicos em áreas que vimos maior necessidade de capacitação”, disse Sérgio Fontes

“Esses serão treinamentos específicos em áreas que vimos maior necessidade de capacitação”, disse Sérgio Fontes

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto Integrado de Ensino (Iesp), iniciou, na manhã desta quarta-feira, 17 de fevereiro, o cronograma de cursos de capacitação voltados para policiais civis e militares, e bombeiros, que irão atuar durante os jogos olímpicos que serão realizados em Manaus. Ao todo, 11 cursos serão ministrados até julho, atendendo mais de 700 servidores que atuam no Sistema de Segurança.

 
A programação dos cursos inicia com “Primeiro Interventor em Ocorrências com Bombas e Artefatos Explosivos”, que irá capacitar 30 policiais civis, militares e bombeiros para atuar em situações de risco que envolvam artefatos explosivos, bem como os primeiros procedimentos ao encontrar o material, isolamento da área e acionamento de equipes especializadas.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, até o mês de julho deste ano, mais 11 cursos devem ser ministrados com temáticas voltadas aos jogos olímpicos e contarão com a participação de quase 700 servidores do Sistema de Segurança Pública. “O planejamento da segurança dos eventos dos jogos olímpicos está praticamente pronto. Esses serão treinamentos específicos em áreas que vimos maior necessidade de capacitação”, disse.
capacitacao-jogos-olimpicos-ssp-01Continuidade – Ele destacou que o treinamento em ocorrências envolvendo bombas e artefatos reforça as ações do Grupamento Marte da Polícia Militar, que já atua em situações desse tipo. “Estamos dando continuidade ao modelo que seguimos na Copa do Mundo em 2014, quando também capacitamos os nossos servidores para atuar durante os jogos do Mundial. A operação em Manaus, em termo de segurança, foi considerada um sucesso. Nas Olimpíadas, entendemos a importância de manter esse conceito, e capacitar o servidor só fortalece para este caminho”, ressaltou.
O curso voltado para ocorrências com bombas e artefatos explosivos será ministrado por peritos da Polícia Federal, até a próxima sexta-feira, 19, no Campus de Ensino II do Iesp, localizado na avenida Noel Nutels, Cidade Nova, zona norte de Manaus.
“Nas aulas práticas, por exemplo, contaremos com o aparato tecnológico do grupo Marte da PM", destacou Geórgia Cavalcanti

“Nas aulas práticas, por exemplo, contaremos com o aparato tecnológico do grupo Marte da PM”, destacou Geórgia Cavalcanti

Aulas em tempo integral – A diretora da unidade, Geórgia Cavalcanti, explica que as aulas são em tempo integral e feitas de forma teórica e prática. Durante as disciplinas serão mostrados aos participantes os tipos de artefatos explosivos, os materiais que são compostos e quais os procedimentos que devem ser adotados quando forem acionados para alguma ocorrência, entre elas: isolamento da área e manuseamento do material. “Nas aulas práticas, por exemplo, contaremos com o aparato tecnológico do grupo Marte (Manejo de Artefatos Explosivos) da Polícia Militar, como o robô usado nas ocorrências de artefatos explosivos. Além do vestuário usado pelos profissionais por parte da perícia. Vai ser algo bem real, que irá de fato levar a qualificação aos servidores”, ressaltou.

Dentre os cursos que devem ser realizados até o mês de julho estão: Policiamento Turístico, Escolta e Segurança de Dignitários, Investigação Criminal com ênfase em Narcóticos, Inteligência de Segurança Pública, Gerenciamento de Crises, Uso Diferenciado da Força e Tecnologia de Menor Potencial Ofensivo, Sistema de Comando de Incidentes, Atendimento Pré-Hospitalar, Incidente com Múltiplas Vítimas, Primeira resposta QBRN e Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas.

Roberto Brasil