SSP-AM monitora 22 pontos de Parintins com câmeras de segurança

By -
Cerca de 1,3 mil servidores do Sistema de Segurança Pública do Amazonas irão atuar na Operação Parintins 2015

Cerca de 1,3 mil servidores do Sistema de Segurança Pública do Amazonas irão atuar na Operação Parintins 2015

Vinte e dois pontos estratégicos do município de Parintins já estão sendo monitorados por câmeras instaladas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) como parte do planejamento para a Operação Integrada de Parintins 2015, que conta com aproximadamente 30 órgãos, e cerca de 1,3 mil servidores.

O sistema monitoramento faz parte das ações que estão sendo realizadas em Parintins para garantir a segurança das 60 mil pessoas esperadas no período do 50º Festival Folclórico. “Além de todo nosso policiamento convencional, as câmeras podem auxiliar na identificação de qualquer ocorrências nessas áreas monitoradas”, explicou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes.

Nesta terça-feira, 22 de junho, a SSP-AM realiza a instalação oficial do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), no 5ª andar, do Bumbódromo, que será interligado ao Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM), no Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

O monitoramento das 22 câmeras será feito nos dois Centros de Comando, segundo explica Sérgio Fontes. “As câmeras foram instaladas em locais estratégicos, considerados pontos de interesse da segurança, como o Aeroporto Júlio Belém, as áreas próximas ao Bumbódromo, ruas e acessos de grande público e no Estádio Tupy Cantanhede, local da Festa dos Visitantes”, destacou.

Sérgio Fontes ressalta que os órgãos estaduais de segurança vão atuar de forma integrada com as Forças Federais, entre elas a Polícia Federal e a Marinha. Para o festival, o secretário informa que o sistema de atendimento do 190 e 193 foi ampliado, para dar um tempo de resposta melhor aos moradores e turistas.

operacao-parintins-2De acordo com o secretário, ações das Polícias Civil e Militar de Parintins já estão sendo realizadas desde o final de semana. “As polícias estão atuando de forma repressiva e preventiva para que os visitantes e os moradores tenham um ambiente tranquilo desde esse período, quando a movimentação já começa a aumentar, até o início do festival”, esclarece Sérgio Fontes.

A operação no 50º Festival Folclórico de Parintins será como teste para os Jogos Olímpicos de 2016, em Manaus, de acordo com o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM, Dan Câmara. Ele destaca o funcionamento das Centrais Integradas de Fiscalização. “Esse é um modelo de fiscalização que apresenta soluções imediatas para os problemas encontrados. Teremos uma equipe formada por membros de diversos órgãos, que irá percorrer a cidade verificando as demandas e dando soluções rápidas para elas”, disse.

Ele ressaltou que toda a estrutura de Segurança instalada em Parintins está  integrada ao  Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) em Manaus e CICC-AM. “É um avanço muito grande a transmissão em tempo real de toda a operação, o que nos coloca num parâmetro nacional de atuação em grandes eventos”, disse.

Geral da Operação –  Cerca de 1,3 mil servidores do Sistema de Segurança Pública do Amazonas irão atuar na Operação Parintins 2015 nas áreas de policiamento ostensivo, trânsito, polícia judiciária, defesa, socorro, corregedoria e ouvidoria.  Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a operação segue o modelo de Sistema Integrado de Comando e Controle, e envolve as Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Corregedoria-Geral do Sistema e Ouvidoria.

Roberto Brasil