SSP-AM lança sistema para bloquear celulares roubados em até 24h

By -

“Isso irá desestabilizar, de certa forma, a prática desse tipo de crime”, destacou Fontes

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) lançou o sistema de bloqueio de celulares roubados, furtados ou extraviados, por meio da adesão ao Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O novo sistema vai permitir o bloqueio de aparelhos ainda na realização do Boletim de Ocorrência (B.O) nos Distritos Policiais, no período de até 24h.

De acordo com o secretário de segurança, Sérgio Fontes, o objetivo da implantação do Sistema é reduzir o comércio ilegal e, consequentemente, inibir os casos de roubos e furtos de celulares. “Isso irá desestabilizar, de certa forma, a prática desse tipo de crime, uma vez que o aparelho não vai ter mais funcionalidade e perderá seu valor de comercialização, esse é o nosso principal objetivo. Onde esse sistema foi instalado houve redução de até 40% dos casos”, destaca.

Como vai funcionar

A vítima de roubo, furto ou extravio deve apresentar os seguintes documentos para a realização do bloqueio: Cópias da RG; CPF, Comprovante de residência, CNPJ e Comprovação de vinculo (em caso de pessoa jurídica), e preencher um formulário autorizando esse bloqueio. Se o roubo tiver sido cometido no período de até um mês, não será necessário apresentar o IMEI do aparelho, somente após esse período, o número do IMEI do aparelho será necessário para fazer a solicitação.

O sistema funcionará passa a partir de segunda-feira (13), com atendimento de segunda a sexta-feira nos 30 Distritos Integrados de Polícia (DIP’s), no horário de 8h às 17h, bem como em sistema de atendimento em plantão 24h, que funciona nos seguintes DIPs: 1º; 6º; 9º; 10º; 12º; 14º; 15º; 19º DIP’s, além das Delegacias Especializadas em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e a de Crimes contra a Mulher (DECCM).

Roberto Brasil