SSP-AM inicia operação de unidades móveis para reforçar segurança no comércio das zonas leste e oeste de Manaus

By -

Em mais uma ação da operação ‘Natal Seguro’, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) colocou em funcionamento duas unidades móveis de monitoramento em áreas comerciais das zonas leste e oeste da capital. Na manhã desta quarta-feira (29/11), o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, acompanhou o início dos trabalhos na Plataforma de Observação Elevada, que vai apoiar o trabalho policial na Avenida Grande Circular, no bairro São José, zona leste. Um ônibus também foi instalado em frente à feira da Compensa, na zona oeste.

A unidade móvel instalada na zona leste possui 13 câmeras com alta capacidade de captação de imagens e sistema conectado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro Petrópolis, zona sul. As câmeras ficam instaladas em um mastro que chega até 12 metros de altura. O equipamento possui uma visão de 360 graus e um alcance de cinco quilômetros, além de tirar fotos e a capacidade de visão noturna. Umas das câmeras também possui tecnologia térmica que detecta o calor, o que potencializa o trabalho da polícia.

Bosco Saraiva ressaltou que a estrutura irá contribuir para a ação imediata do patrulhamento das regiões. “Os ônibus estarão interligados 24 horas com o Centro de Comando e Controle e monitorarão todo o eixo comercial desses locais. Essas câmeras detectam qualquer atividade suspeita onde a polícia poderá acionar uma viatura para atendimento em tempo real”, disse Saraiva. Os equipamentos ficarão instalados até o final de janeiro.

A dona de casa Maria de Nazaré, 30, moradora do bairro Nova Vitória, zona norte, fazia compras no Shopping Grande Circular, na zona leste, no momento da instalação do ônibus. Para ela, a presença da polícia trás de volta a sensação de segurança para quem vai ao comércio. “Com a polícia presente, a gente se sente mais seguro. Poder ver. O trabalho deles é muito importante, principalmente nessa época de final de ano. Quando eu cheguei e vi os policias, pude até mexer no meu celular com mais tranquilidade”, comentou.

Operação Natal Seguro

Desde o dia 6 de novembro, a SSP reforçou o policiamento ostensivo nas principais áreas comerciais, bancárias e proximidades de shopping centers da capital de toda a cidade por meio da operação Natal Seguro. A estrutura conta com patrulhamento a pé, motorizado e ciclopatrulhamento.

No centro da cidade, há uma Delegacia Móvel, instalada na esquina das avenidas Sete Setembro e Eduardo Ribeiro que conta com delegado, investigador, escrivão e uma cela. No dia 22 de novembro, a SSP também otimizou a segurança para as mais de 700 empresas de produtos e serviços do conjunto Vieiralves, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul da cidade, onde há um forte comércio, com viaturas e duplas ‘Cosme e Damião’.

Roberto Brasil