SSP-AM inicia capacitação para policiais e bombeiros do interior

By -

capacitacao-pmsNesta segunda-feira (31), às 9h, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realiza a abertura do projeto que vai levar capacitação para servidores que atuam nos 61 municípios do interior do Amazonas.

Participam da solenidade representantes dos órgãos que compõe o Sistema de Segurança Pública:  secretário da SSP-AM, Sergio Fontes, comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gilberto Gouvêa, delegado-geral da Polícia Civil, Orlando Amaral e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fernando Sérgio Luz.

As aulas serão ministradas por teleconferência em parceria com o Centro de Mídias de Educação do Amazonas, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), localizado no Japiim, zona Centro-Sul.

Durante dois meses, os policiais e bombeiros receberão noções de Polícia cidadã- Ética e Cidadania, Problemas e desafios da atividade policial e policiamento comunitário, Vulnerabilidade da Criança e Adolescente, com foco na legislação especial (ECA) e rede de proteção, Violência contra a pessoa idosa (legislação especial – estatuto do idoso), Violência doméstica e familiar contra a mulher (legislação especial – Lei Maria da Penha) e Segurança do transporte motociclístico (legislação especial de trânsito, abordagem e prevenção de acidentes).

A meta do projeto é levar cursos para cerca de 30% do efetivo dos municípios. Para isso, a SSP-AM, conforme explicou o secretário Sérgio Fontes, cada cidade terá uma escola sede, onde os alunos policiais e bombeiros estarão reunidos para receberem o conteúdo que será ministrado por um professor em Manaus, através de teleconferência. A carga horária do curso é de 26 horas, e terá o nível básico introdutório dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP).

Roberto Brasil