SSP-AM incinera mais de 4 toneladas de drogas

By -
As drogas foram apreendidas durante o período de 2012 e 2015

As drogas foram apreendidas durante o período de 2012 e 2015

Nos primeiros cinco meses de 2015, 1,6 mil pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas pelas Polícias Civil e Militar, com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Nesse período, a SSP-AM já registrou a apreensão de 3 toneladas de droga, quantidade 50% maior do que todo o ano passado.

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (11), pelo secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, durante a incineração de 4 (quatro) toneladas de entorpecentes apreendidos pelas polícias, durante o período de 2012 e 2015. O procedimento aconteceu na sede da Manaus Limpa – Soluções Ambientais, cumprindo as exigências da legislação ambiental.

drogas-incineracao-02Sérgio Fontes destacou que as prisões por tráfico neste ano representam quase a metade do total de prisões em flagrante realizadas pelas polícias, cerca de 44%. No ano passado, esse percentual representava 27,5%.  “A polícia aumentou a qualidade das prisões, prendendo menos pessoas, porém, foram aquelas consideradas mais importantes na cadeia do tráfico de drogas”, disse o secretário.

Ele ressaltou ainda que as prisões e apreensões de drogas feitas em ações integradas pelas Polícias Civil e Militar, com apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) da SSP-AM, seguem determinação do governador do Amazonas, José Melo, para combater o tráfico de drogas na capital e em todo o Estado. “Quando eu, Orlando Amaral e o comandante Gouvêa fomos chamados, nós recebemos essa missão de combater o crime organizado, em particular o narcotráfico, que, de certa forma, acaba impulsionando a ação de outros tipos de crimes”, declara Sérgio Fontes.

drogas-incineracao-03Ele ressaltou as três grandes apreensões registradas em menos de uma semana. “A última foi da Polícia Militar que aprendeu nessa madrugada 300 quilos de maconha na estada AM-010, sábado e segunda, a Seai aprendeu cerca de 400 quilos”, disse Fontes.

O delegado geral da Polícia Civil, Orlando Amaral, destacou o reforço no combate ao tráfico de drogas neste ano, com a criação do Departamento de Investigação Sobre Narcóticos (Denarc). “Foi um reforço muito grande para o combate a esse crime e com apoio dos demais órgãos de Segurança, estamos conseguindo ter bons resultados”, disse.

drogas-incineracao-04Combate na Fronteira – Além das ações que estão sendo realizadas em Manaus, Sérgio Fontes, destacou que a SSP-AM, em parceria com órgãos do governo federal, Exército e Polícia Federal, irá realizar uma operação de bloqueio na região do Rio Solimões. “Nosso objetivo nessa ação é impedir a entrada de drogas no nosso Estado. A ideia não é apreender, muito pelo contrário, as barreiras irão impedir que os traficantes passem com qualquer tipo de substância entorpecente”, destacou.

Roberto Brasil