SSP-AM define Plano Tático de Segurança para “Festa do Cupuaçu”

By -
Representantes de órgãos de Segurança se reuniram na última quinta-feira (20), em Presidente Figueiredo, com órgãos envolvidos na organização da “Festa do Cupuaçu”, para definir o Plano Tático de Segurança a ser realizado durante o evento, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de abril naquele município. Uma das novidades na Operação será a utilização de um drone para auxiliar na visualização dos locais de maior circulação de pessoas.

O Plano Tático é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP), por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), e conta com a participação de órgãos de Segurança da esferas estadual, municipal e federal.
Todo suporte tecnológico do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será disponibilizado durante as  comemorações, como  o uso da Aeronave Remotamente Pilotada (drone), que pela primeira vez será utilizada em uma Operação de Segurança. O objetivo é obter melhores resultados na visualização de todo o evento.
O secretário de Planejamento e Gestão Integrada da SSP, coronel Dan Câmara, descata a finalidade do uso do drone. “A aeronave operará nos locais com maior concentração de público nesses dias da festividade, como na Praça da Vitória e na Cachoeira de Urubuí. As imagens serão visualizadas em tempo real pelo CICC-Local e o CICC-Regional em Manaus”, informou.
A utilização do drone permitirá, ainda, diminuir o tempo das ações de pronta-resposta dos órgãos envolvidos na Operação durante uma ocorrência.
Durante o evento, um Centro Integrado de Comando e Controle será implantado em  Presidente Figueiredo, como base de apoio para os órgãos de Segurança Pública que estarão em operação no município.
Roberto Brasil