Soltura de Quelônios na RDS Uatumã

By -
rds-uatuma-quelonios-01Neste último sábado (07) ocorreu mais uma edição da Soltura de Quelônios na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã (RDS). O evento está em sua 17a edição e é promovido pela Eletrobras Amazonas Energia com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

A reserva possui mais de 424 mil hectares e fica localizada nos municípios de São Sebastião do Uatuma, Itapiranga e Presidente Figueiredo, possui 20 comunidades e mais de 300 famílias.Durante a soltura 20 mil filhotes de quelônios da espécie tartaruga, tracajá e iaça retornaram as águas do rio Uatumã e seus afluentes. Estiveram presentes no evento de preservação a essas espécies da fauna o presidente Radyr Oliveira e a Secretária de Estado Kamila Amaral.

rds-uatuma-quelonios-02“A participação da comunidade para proteção dessas espécies é fundamental,  ano passado chegamos a pouco mais de 16mil e este ano ultrapassamos 20mil filhotes, isso demonstra a rápida resposta que  natureza nos dá a este belíssimo trabalho.  Além desse projeto no Uatuma, temos trabalhos em Nhamunda, Canutama, Carauari e outras localidades con outros parceiros,  especialmente a UFAM que juntos irão ultrapassar em 2015 em mais de 250 mil Quelônios devolvidos a natureza” afirmou a Secretária de Estado.
Além disso a titular da pasta ambiental do Estado afirmou  que a proposta do governo é que os comunitários que fazem parte do projeto sejam autorizados a comercializar os Quelônios, declarando que está em andamento estudos juridicos para essa viabilidade.

Todas comunidades participaram além da soltura de gincana ecológica,  peças teatrais e aprenderam por meio de diversas atividades de educação ambiental, a importância da preservação dos quelônios em nossos rios Amazônicos.

Anualmente a soltura de quelônios é realizada juntamente com uma grande atividade de conscientização com os moradores locais, divulgando os resultados e os benefícios do projeto. A programação do evento também incluiu atividades lúdicas e esportivas, como torneiros de futebol, apresentações de teatro, oficinas de desenho e serviços gratuitos.

rds-uatuma-quelonios-03As áreas protegida têm como principais atividades produtivas a agricultura, o extrativismo de produtos florestais madeireiros e não-madeireiro e a pesca.

Entre as diversas atividades de conservação desenvolvidas dentro dessa área destaca-se o Projeto de Quelônios de Uatumã que ocorre desde 1996 através da parceria entre a Eletrobrás (por meio do Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos – CPPQA) e as comunidades Nossa Senhora do Livramento e Maracarana e apoio de diversos parceiros entre eles o CEUC/SDS e as prefeituras locais. Neste projeto moradores locais são formados para atuarem como agentes de praias trabalhando na vigilância de tabuleiros de quelônios, transplante e criação filhotes em berçários até que os mesmos atinjam tamanho mínimo para retornarem para o rio, aumentando assim a taxa de sobrevivência desses animais.

Roberto Brasil