Solicitado mais linhas de ônibus para bairros da Zona Norte

By -

Ver. Mauro Teixeira

Da Redação – Nesta terça-feira (26), o vereador Mauro Teixeira (Podemos) criticou as alterações das rotas nas linhas de ônibus que atendem os bairros de Novo Israel, colônia Terra Nova, Monte Pascoal, Monte das Oliveiras da zona norte de Manaus sem nenhuma consulta nem comunicação com os usuários. Na oportunidade falou da necessidade de criar o T6 na Avenida Torquato.

“Sabemos que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram),  Acordo Operacional (ACOP), Superintendência Municipal dos Transportes Urbanos (SMTU) tem um entendimento para a extinção, modificação de linhas de ônibus e a gente se pergunta qual o critério para melhorar as condições do transporte publico nesta cidade, especialmente para atender as comunidades da zona norte que demandam este serviço  de transporte público, pois sabemos que atendiam e agora com as mudanças de rota os moradores daquelas áreas, de repente ficaram sem o atendimento e sem saber o por que destas mudanças”, salientou o vereador Mauro Teixeira.

Rotas foram alteradas sem nenhuma consulta ou comunicação com os usuários

Segundo o parlamentar as linhas de ônibus que tiveram suas rotas alteradas foram a  055 que atende Novo Israel (comunidade America do sul), a 456, a linha 454 que atende a Colônia Santo Antonio/José Bonifacio e a 340 do Monte Pascoal. Também foi solicitada atenção na linha alimentadora 032 para o Monte Pascoal e T3 e houve reclamação da alteração da linha de onibus 380 que atende Novo Israel – centro e agora retorna no Boulevard.

“A criação de um Terminal 06 (T06) localizada na Avenida Torquato Tapajós próximo ao Café Joelza e perto do Detram é uma demanda das comunidades da zona norte da capital amazonense”, salientou o parlamentar.

Na oportunidade, o vereador Claudio Barbosa (PR) concordou na necessidade de um Terminal 6 para otimizar o serviço de transporte público especialmente para a zona norte. “Deve ter um entendimento entre o Sinetram e SMTU para comunicar alteração de rotas de ônibus e que não aconteça como foi em Petrópolis onde o Prefeito teve que intervir para voltar atender as linhas, essa é a realidade”, afirmou.

“Quando a gente fala de melhoria da mobilidade urbana não falamos apenas de transporte de massa, falamos da integração de ciclovias, devemos pensar a mobilidade urbana na integração de modais para melhorar as alternativas para os usuários se transportar”, disse o vereador Professor Fransuá (PV). (Mercedes Guzmán)

 

Roberto Brasil