Sociedade civil denuncia as graves violações de direitos às crianças e adolescentes

By -

A XI Ação Nacional Criança Não é de Rua será realizada na próxima sexta feira (21), de 8h30 às 10h30, na avenida Djalma Batista com rua Pará, no estacionamento do MacDonald’s com o tema ‘Por um diagnóstico nacional já’. O objetivo é dar visibilidade à situação de rua de crianças e adolescentes no Brasil, sensibilizar a sociedade e reivindicar do poder público, ações para enfrentar este fenômeno social.  

Neste dia,  diversas Organizações Sociais de todo o país irão realizar atividades artísticas urbanas, blitz, panfletagens e coletar assinaturas solicitando um diagnóstico nacional.

Passados vinte e quatro anos da “Chacina da Candelária”, ocorrida no Rio de janeiro em 23 de julho de 1993, o Brasil ainda não sabe quantas crianças e adolescentes estão em situação de rua! Segundo o IBGE, o País tem: 16 milhões de frangos abatidos por dia; 215 milhões de cabeças de gado; 206 milhões de habitantes; 52 milhões de cães; 22 milhões de gatos; 14 milhões de desempregados e 30 milhões de animais abandonados, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O Brasil não tem dados consolidados nacionalmente sobre esta problemática.

Segundo a Supervisora institucional d’O Pequeno Nazareno, Katiussia Souza, em Manaus, esta Associação Beneficente com seu projeto “Abordagem Social Criança Não é de Rua” realizou levantamento e aproveitará a data para realizar a divulgação do diagnóstico “Criança e Adolescente em situação de Rua” – o CASRUA.

Porém, não existe o censo de todo o território nacional. Por isso, durante a atividade, os manifestantes irão explicar à população que o Brasil deve realizar, com urgência, uma pesquisa para conhecer quem é e quantos são, onde estão e como vivem as crianças e adolescentes em situação de rua.

Ação Nacional Criança não é de Rua

Em sua XI edição, é realizada anualmente com objetivo de dar visibilidade à situação de rua de crianças e adolescentes no Brasil, sensibilizar a sociedade e reivindicar do poder público, ações para enfrentar este fenômeno social.

Campanha Nacional Criança Não é de Rua

Criada em 2005, a Rede formada por organizações da sociedade civil e do poder público, com vistas a contribuir com a elaboração de políticas públicas para atender crianças e adolescentes em situação de rua e suas famílias.

Outras informações através dos números 99283-9758 e 3020-3033.

Mercedes Guzmán

Roberto Brasil