Sistema Sepror reúne gerentes do interior em Manaus para difundir Plano Safra Amazonas 2015-2016

By -

photo391908091109682148

O sistema Sepror promove, nos próximos dias 18, 19 e 20 de agosto, a reunião técnica de gerentes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). A expectativa é reunir os representantes de todas as unidades locais das autarquias vinculadas à Secretaria de estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror) para apresentação dos dados e orientações de como funcionará o Plano Safra Amazonas 2015-2016, a aplicação do crédito rural e metas para a próxima safra.

O programa de mecanização agropecuária será apresentado aos gestores pelo Coordenador de Mecanização da Sepror, Marco Petillo. Estão previstos investimentos de R$ 60 para trabalhar 12 mil hectares de áreas já abertas dentro do Estado. As coordenadorias de Culturas Alimentares (grãos), Culturas industriais (guaraná e cacau), fruticultura e pecuária também apresentarão os planos de trabalho voltados à mecanização, que terá subsídio de 85% por parte do Governo do Estado. 

Banco do Brasil, Banco da Amazônia (Basa) e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) também repassarão informações sobre linhas de créditos disponíveis e condições de financiamento de projetos para os gerentes. “Esse estreitamento é importante porque conhecendo a forma de pensar do banco, o técnico que elabora os projetos para os produtores e que acompanha ele no dia a dia, na extensão rural, sabe direcionar uma melhor captação de recurso para que ele invista em sua produtividade”, explicou o gerente de Crédito Rural do Idam, Airton Schneider.

photo391908091109682145

A Adaf explicará ainda a importância e as sanções previstas para quem comercializa (compra ou vende) agrotóxico sem o receituário agronômico, que tem de ser prescrito por profissional habilitado, regulado pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea). A orientação e conscientização do produtor  fica a cargo dos profissionais da Adaf e Idam. Advertência, multa e até mesmo reclusão de dois a quatro anos estão previstos em lei.

A reunião técnica, que será aberta pelo secretário de estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), Sidney Leite, contará ainda com explanações sobre o funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, para a compra alimentos produzidos pela agricultura familiar destinado às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e para a merenda escolar; regularização ambiental e programa de Pesca e Aquicultura.

O diretor-presidente do Idam, Edimar Vizolli; o secretário Executivo de Políticas Agrícola, Pecuária e Florestal (Seapaf), Hamilton Casara; o secretário Executivo de Pesca e Aquicultura (Sepa), Geraldo Bernardino; o presidente da ADS, Miberwal Jucá; o diretor-presidente da Adaf, Sérgio Muniz; além da diretora-presidente do Ipaam, Ana Eunice Aleixo participarão dos três dias de encontro.

Educação

Um dos pontos de inovação dentro do sistema Sepror é a implantação da Coordenadoria de Capacitação Tecnológica (CEPECTEC), voltada para o treinamento e qualificação do corpo técnico do sistema, bem como o de organização de eventos como palestras e seminários com o mesmo objetivo, voltados ao produtor.

Aulas virtuais via Centro de Mídias da Seduc, parceria para edição de aulas demonstrativas no campo e convênios com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para ministrar cursos são algumas das ações. 

LOCAL: auditório Gabriel Gentil, no Centro Cultural Povos da Amazônia (Praça Francisco Pereira da Silva, s/nº – Distrito Industrial) / HORÁRIO: 8h às 18h

Mario Dantas