Sinésio Campos pede distribuição gratuita de fosfoetanolamina no Amazonas

By -
Dep. Sinésio Campos

Dep. Sinésio Campos

Descoberto por cientistas da Universidade de São Paulo (USP), o remédio fosfoetanolamina é o sonho de consumo de muitos pacientes do hospital Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Cecon), como disse o deputado estadual Sinésio Campos (PT), nesta terça-feira (15), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“Fosfoetanolamina é o nome de uma droga sintética que cura, eu repito, cura câncer e não está nas mãos de quem precisa por causa de burocracia”, disparou o deputado Sinésio, que também é presidente do Parlamento Amazônico e está em “articulação nacional para que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) libere o remédio”.

Como explicou o deputado, o medicamento desenvolvido na USP, ao invés dos tratamentos convencionais que atacam células malignas e benignas, a fosfoetanolamina destrói apenas células cancerígenas.

“Estou em contato direto com o Movimento Fosfoetanolamina na Amazônia, que nos procuraram pedindo apoio, para que esse remédio seja liberado também nos outros oito estados da Amazônia”, explicou Sinésio, ao dizer que no Amazonas conta com ajuda do presidente da Comissão de Saúde da Aleam, deputado estadual Vicente Lopes.

Roberto Brasil