Sinésio Campos informa sobre testes de qualidade e segurança no cimento vendido em Manaus

By -
Dep. Sinésio Campos

Dep. Sinésio Campos

Durante a Sessão Ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Sinésio Campos (PT), que preside a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia (CGRHMGE), falou sobre a visita que realizou, juntamente com a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), na tarde da última quarta-feira (11) ao Serviço Geológico do Brasil (SPRM), localizado no bairro do Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. A razão da visita foi solicitar um estudo da qualidade das marcas de cimento disponibilizadas no mercado de Manaus.

O deputado disse que no mercado são disponibilizadas sete marcas, e algumas dessas marcas não informam com clareza sua origem ou data de validade, o que compromete a qualidade desse produto que será usado nas construções de edificações no Estado. Além da questão da qualidade e segurança, o deputado também falou sobre a necessidade de investigar a arrecadação de tributos destes produtos ou fornecedores.

Sinésio explicou que foram entregues aos pesquisadores do SPRM amostras de cada marca de cimento comercializado na cidade, para que sejam realizadas análises fisioquímicas de cada item. Os resultados desses testes serão encaminhados ao parlamentar na próxima sexta-feira (13). “Vamos falar, com conhecimento técnico científico, se esta marca está aprovada, aquela está reprovada”, disse o deputado, afirmando que a partir disso, apresentará propostas visando a segurança da população.

O parlamentar informou ainda que na tarde desta quinta-feira, a partir das 13h, irá realizar visitas as fábricas de cimento instaladas na cidade, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), CDC, Sindicatos de Trabalhadores e Empresas de Cimento de Manaus.

 

Reunião Parlamento Amazônico

 

O deputado informou ainda, que no próximo dia 26, estará na cidade de Rio Branco (AC), participando de reunião do Parlamento Amazônico, o qual preside e é formado por deputados estaduais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins.

A reunião irá discutir e encaminhar temas de defesa, integração e desenvolvimento da Amazônia, como o transporte aéreo regional e os limites territoriais.

Roberto Brasil