Sinésio Campos cria grupo de trabalho para ‘resolver o saneamento básico do Amazonas’

By -

audiëncia pública sobre saneamento básico, dia 04-04-16, na Aleam, de autoria do dep Sinésio Campos (3)

Como resultado prático de uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (4) para debater a execução do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) no Estado, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) criará, nesta quinta-feira (7), um grupo de trabalho para “resolver a situação do saneamento básico do Amazonas”, como definiu o próprio deputado, que foi autor da audiência.

Saneamento básico é o conjunto de medidas adotadas para tratar da água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem fluvial das cidades. Para o deputado, que é presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia, é necessário acompanhar a formulação e execução dos planos de saneamento básicos dos governos municipais e estadual, de acordo com a Constituição Federal, porque “o saneamento básico é prioritário para a povo, mas tem horas em que algumas autoridades não investem no setor porque é uma coisa que não aparece, que fica escondida embaixo da terra”.

audiëncia pública sobre saneamento básico, dia 04-04-16, na Aleam, de autoria do dep Sinésio Campos (1)

A criação do grupo de trabalho será oficializada durante reunião nesta quinta-feira (7), a partir de 14h, no auditório Cônego Azevedo, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. A reunião é aberta à imprensa e sociedade civil interessada no assunto; e terá participação da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, presidida pelo deputado estadual Luiz Castro (Rede).

O grupo de trabalho tem dentre seus objetivos levantar dados sobre o setor e debater a política de saneamento básico do Estado; além de debater a importância da gestão compartilhada e do controle social para o avanço das ações de saneamento básico na Região Metropolitana de Manaus e nas nove sub-regiões do Amazonas.

Mario Dantas