Sindicato dos Jornalistas solicita apuração às ameaças de policiais contra repórteres

By -
Wilson / Gouveia / Yano

Wilson / Gouvêia / Yano

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM protocolou hoje (14.05) junto ao Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas – PMAM, ofício 011/2015, por meio do qual solicita apuração dos fatos registrados no último dia 12, na comunidade Jesus Me Deu, na zona Norte de Manaus. De conhecimento público, policiais militares ameaçaram e hostilizaram os repórteres Débora Holanda e Roberto Araújo, da Tv A Crítica/Record, impedindo a cobertura jornalística da manifestação em apoio a um cabo ameaçado por traficantes.

O presidente, Wilson Reis e o secretário, Yano Sérgio, em defesa do livre exercício da profissão e da apuração dos fatos, ingressaram com oficio da entidade sindical junto ao Comando Geral da PM, em Petrópolis. A representação solicita também providências às autoridades de segurança, de forma a garantir o exercício profissional e o direito à informação da população amazonense.

Por sua vez, a Assessoria de Comunicação (Ascom) do Comando Geral da PMAM, informou que já foi encaminhada a abertura de inquérito administrativo, procedimento interno da corporação militar a fim de apurar e esclarecer o que houve na manifestação dos policiais militares, ocorrida na comunidade Jesus Me Deu, na zona Norte. Até o momento, o Comando da PMAM tem se manifestado sobre o episódio por meio de notas públicas e a assessoria preferiu não falar em punição aos envolvidos no episódio antes da conclusão do inquérito aberto.

SEMINÁRIO

Os dois representantes do Sindicato de Jornalistas Profissionais no Amazonas, na oportunidade, conversaram com o comandante geral da PMAM, coronel Gilberto Andrade Gouvêa. Entre os assuntos abordados, os jornalistas sugeriram a realização de  seminário, por meio do qual, vários problemas que dificultam o exercício diário da imprensa, deverão fazer parte do conteúdo e discutidos na perspectiva de melhorar a atual relação, com a troca de informações sobre as atividades de policiais e jornalistas.

Mario Dantas