Sidney Leite cobra avanços na política fundiária e ambiental do Estado

By -
Dep. Sidney Leite

Dep. Sidney Leite

O deputado estadual Sidney Leite (PROS) cobrou em Sessão Plenária, da Assembleia legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira, 1º de dezembro, celeridade na votação do Projeto de Lei que institui a Política de Regularização Ambiental no Amazonas, cujo maior objeto é o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O CAR é um documento indispensável para acesso a crédito e concessão de licenças ambientais, além de facilitar o controle fundiário e ambiental para o Governo do Estado.

“O Amazonas é o único estado da Amazônia Legal que ainda não avançou com o CAR. Mais de 95% dos produtores amazonenses são de perfil familiar, isso significa que essas pessoas têm grandes dificuldades de acessarem políticas de crédito rural e autorização dos órgãos ambientais para ampliarem sua produção, ou seja, se o CAR não avança o setor produtivo é prejudicado”, declarou o deputado.

Na opinião do parlamentar, o cadastro das propriedades rurais também é importante para o controle e monitoramento por parte dos órgãos de política e fiscalização. “Esperamos sensibilizar o BNDES (banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para que libere recursos e possamos avançar com CAR no Amazonas”, disse Leite.

O parlamentar também falou da expectativa pela homologação e sanção do Zoneamento Econômico e Ecológico (ZEE) da Calha do Purus pelo ministro Zequinha Sarney, do Meio Ambiente, e do presidente Michel Temer. “O ZEE possibilita levantar todas as informações de uma área, com isso, podemos trabalhar o desenvolvimento baseado na realidade social, econômica e cultural da região do Purus”, destacou.

Mario Dantas